O que você sabe sobre o morango?

Morango: uma fruta muito conhecida, mas que levanta diversas dúvidas nas pessoas

O morango é fruta?

Uma dúvida muito comum entre o público é se o morango pode ser considerado uma fruta. E a resposta é NÃO. Na verdade, as verdadeiras “frutas” podem ser consideradas as “sementinhas” do morango, enquanto na verdade, a parte vermelha, carnuda (e deliciosa) pode ser considerada uma infrutescência. Isso acontece porque a denominação de “fruto” só é dada para o resultado do desenvolvimento dos ovários das flores após a fecundação. No caso do morango, ele é resultado do desenvolvimento de outras partes da flor (o receptáculo floral).

Cultivo do morango

O morango é uma espécie originária da Europa, resultado da hibridização de duas plantas: F. chiloensis e F. virginiana. É uma planta rasteira, que conforme cresce, cria novas folhas e raízes, expandindo-se continuamente.

No Brasil, estima-se que seu cultivo tenha se iniciado na década de 50, no sul do estado de Minas Gerais (município de Estiva), porém, sua expansão como cultura se iniciou a partir dos anos 80, por meio de novas tecnologias e investimentos de diversos agentes. Hoje, o país é um dos que mais investem áreas para o cultivo do morango: são cerca de 3500 hectares destinados ao cultivo do morangueiro, correspondendo a 40% da área na América do Sul. Os estados que se destacam na produção são: Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Por outro lado, dentro do panorama mundial de produtividade, o Brasil possui uma produção menor em comparação a outros países

Uma das características do cultivo do morango é o fato dele ser feito principalmente em pequenas propriedades rurais, além de necessitar de grande quantidade de mão de obra ao longo de toda sua cadeia. Ou seja, é uma cultura que ajuda a gerar empregos e renda para diversos atores envolvidos.

Foto por Gina Tigere on Unsplash

Consumo do morango

O morango é um alimento bastante versátil. Pode ser utilizado na produção de chás, geleias, sucos, compotas, doces e diversas outras preparações. No Brasil, seu consumo é principalmente na forma in natura: é comum encontrarmos essa fruta nas feiras, sacolões e mercados em pequenas bandejas, principalmente entre agosto e janeiro, período de sua sazonalidade (aproveita que ele fica mais barato!).

Experimente com creme de leite fresco batido na forma de chantilly, fica uma delícia! Com chocolate também fica ótimo! Se quer algo mais leve na rotina, que tal fazer uma vitamina? Ou mesmo bater com iogurte, é super rápido, prático, e uma opção bem saudável.

Foto por amirali mirhashemian on Unsplash

Importante citar que o morango deve ser higienizado antes de seu consumo, considerando que, em alguns estudos, constatou-se a presença de coliformes fecais e outras enterobactérias no alimento, algumas podendo ser prejudiciais à saúde humana. Colocar o morango em água corrente e água sanitária (1L/1 colher de sopa) por 15 minutos já é suficiente para sua higienização.

Foto por Isaac Quesada on Unsplash

No dia a dia, porém, não muda muita coisa, pode continuar chamando de fruta =)

E quais as informações nutricionais?

O morango é composto principalmente por água e carboidratos. Além disso, possui potássio na sua composição e vitamina C. Todas essas substâncias são importantes na manutenção da nossa saúde: no caso do potássio, ele ajuda a controlar a pressão sanguínea, permitindo a excreção do sódio do nosso corpo. Além disso, a vitamina C participa na manutenção do colágeno de nossos tecidos, além de seu papel antioxidante.

Importante citar a presença de compostos fenólicos e pigmentos na forma de antocianinas. Essas substâncias possuem papel relevante na captura de radicais livres no corpo.

Além disso, por possuir uma variedade de compostos importantes a saúde, o morango pode contribuir, dentro de uma vida equilibrada, na prevenção de doenças neurodegenerativas, inflamatórias e outros problemas de saúde.

Por outro lado, o morango é uma das culturas brasileiras que mais utilizam agrotóxicos na produção. Além de ultrapassar os limites impostos pela legislação brasileira, há casos também do uso de agrotóxicos não permitidos. Dessa forma, é importante sempre priorizar culturas orgânicas ou agroecológicas para aproveitar todos os benefícios da fruta!

E aí, gostou conteúdo? Segue nossas redes sociais para saber mais!

Fontes consultadas

CEAGESP. Morango. Disponível em: https://ceagesp.gov.br/hortiescolha/hortipedia/morango

TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos). Disponível em: http://www.tbca.net.br/base-dados/int_composicao_alimentos.php?cod_produto=C0029C

Morangueiro / Luis Eduardo Corrêa Antunes, Carlos Reisser Júnior, José