Laboratório de PTCAN promove visita a assentamento agroecológico

Alunos também conheceram centro de distribuição de alimentos da agricultura familiar

No dia 25 de agosto, as turmas da disciplina “Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicadas à Nutrição II” visitaram um assentamento de produção agroecológica e o centro de distribuição do Instituto Terra Viva, que comercializa alimentos da agricultura familiar.

As atividades foram promovidas pela equipe do Laboratório de PTCAN como parte de uma semana temática sobre agroecologia.

A programação teve início no dia 22, quando Everton Bezerra de Oliveira, um dos responsáveis pelo Instituto Terra Viva, esteve na Faculdade de Saúde Pública para ministrar uma palestra sobre agroecologia e como ela pode estar presente na atuação dos nutricionistas.

Já no dia 25, os alunos visitaram o assentamento agroecológico do produtor Sérgio Nery, localizado no município de Iperó (SP). A propriedade é associada ao Instituto Terra Viva, que tem como missão fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica.

As turmas puderam conhecer a produção do assentamento, que utiliza um sistema agroflorestal, buscando preservar a biodiversidade local e aproveitar ao máximo os recursos do solo, sem prejudicá-los. Um dos destaques é a plantação de soja orgânica, além do leite e do queijo de soja produzidos no próprio local.

Sérgio Nery mostra alimento da sua produção aos alunos. Foto: Bruna Arid

Em uma roda de conversa, o produtor Sérgio contou a sua história de luta para conquistar a terra, na qual vive atualmente. Outro assunto foi o impacto das mudanças de governo na condução de políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele destacou a importância dessas políticas para que os produtores consigam produzir, vender e manter uma condição de vida digna.

Roda de conversa durante a visita ao assentamento. Foto: Bruna Arid

Outra presença foi a da produtora Marli Aparecida Pedroso, que compartilhou com o grupo o seu vasto conhecimento sobre PANC, as Plantas Alimentícias Não Convencionais, apresentando diversas variedades em uma rodada de degustação.

A produtora Marli apresenta variedades de PANC ao grupo. Foto: Bruna Arid

A próxima parada foi o galpão do Instituto Terra Viva, localizado na cidade de Sorocaba (SP). O espaço funciona como centro de distribuição de alimentos da agricultura familiar.

No galpão, existe um esquema operacional para organizar os pedidos e as entregas dos alimentos. A comercialização envolve diferentes documentações, como as certificações de que os alimentos provêm da agricultura familiar e, quando é o caso, de que são orgânicos, além da emissão de notas fiscais.

“O principal objetivo de incluir a temática agroecológica na grade curricular dos alunos é entender a lógica de compra. E posteriormente aplicá-la em diferentes áreas de atuação do nutricionista, incentivando uma alimentação adequada, saudável e sustentável”, explica a nutricionista Bruna Arid, pesquisadora da FSP e integrante da equipe do Laboratório de PTCAN.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um exemplo de legislação que determina que no mínimo 30% dos recursos para compras públicas de alimentos sejam destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar.

Segundo Bruna, muitas vezes a implementação e execução de políticas públicas voltadas à alimentação são prejudicadas pela falta de conhecimento frente à aquisição de produtos agroecológicos, portanto é importante que os nutricionistas se apropriem desse conhecimento e possam viabilizar as compras.

A programação de atividades faz parte de um projeto do Laboratório de PTCAN que busca aproximação de produtores agroecológicos com consumidores, criando vínculos e sensibilizando os alunos. Desde o mês de maio, alimentos agroecológicos foram introduzidos nas compras do Laboratório, conforme já contamos no blog.

Texto: Helena Mega