Alimentação Blog Familia

Comida afetiva e sua relação com a maternidade

No mês de maio, é comemorado o Dia das Mães, por isso te convidamos a refletir durante essa leitura sobre as relações de afetividade construídas através da alimentação com a sua figura materna

Por: Gabrielly Lima

Todos nós temos comidas que podem significar conforto ou resgatar memórias afetivas, conhecidas como comfort food. Hoje em especial pela chegada do Dia das Mães, vamos comentar brevemente sobre comidas de infância, feitas pelas mãos da nossa figura materna.

Antes de tudo, é importante ressaltar que nem sempre a figura materna de uma pessoa é sua mãe, dessa forma é válido considerar que os pratos escolhidos por cada indivíduo podem variar de acordo com a idade e principalmente regionalidade.

Durante momentos de alimentação, muitos fatores se juntam para determinar nossos padrões de escolha e modo de preparação, um deles é o sentimento que aquela comida nos proporciona. Nem sempre essa comida pode ser algo muito saudável, mas sempre carrega prazer e afeto atrelados ao consumo.

Tornando o texto um pouco mais pessoal, compartilho minha experiência. Quando eu era pequena minha mãe e avó materna sempre se juntavam, bem cedinho, para preparar panquecas e, para mim, era o melhor café da manhã do mundo desde que  eu adicionasse um pouquinho de manteiga. Hoje em dia, a panqueca é um alimento que se tornou meu comfort food (mesmo que a minha não fique tão deliciosa quanto a delas). Mas o ponto principal é “uma preparação tão simples que leva apenas farinha, ovo e leite” segue mantendo um papel tão importante e relevante na minha vida após tantos anos.

Em conversa com alguns amigos, os comfort food mais citados foram: pães, bolos e macarrão. Isso mostra a importância das preparações culinárias caseiras e do tempo em família em nossa fase de crescimento e desenvolvimento, visto que os momentos de consumo mais mencionados foram durante as visitas, reuniões familiares, viagens de praia ou datas comemorativas.

De toda forma, é importante reconhecer que esse papel muitas vezes acaba atrelado à figura feminina da casa, porém nesse dia das mães queremos celebrar as boas memórias que elas nos proporcionaram junto à alimentação, criando momentos únicos e colecionando histórias para compartilharmos no futuro.

E você, qual sua comida de conforto ou comfort food