Curso de formação “Cozinhas & Infâncias”

Articulando saberes e práticas de alimentação saudável na Educação Infantil

No dia 23 de março de 2023, o Laboratório de PTCAN recebeu o primeiro módulo do curso de formação “Cozinhas & Infâncias”, organizado pelo ICC (Instituto Comida e Cultura).

O curso é direcionado a educadores da rede de Ensino Infantil da Prefeitura de São Paulo, de forma que possam levar conhecimentos sobre alimentação saudável e culinária para o ambiente escolar, valorizando a cultura alimentar brasileira em sua história e diversidade.

Ariela Doctors, uma das fundadoras e coordenadora do ICC, durante o curso de formação.
Imagens: Lucas Alves

A ideia é que as escolas sejam um espaço onde as crianças se conectem com os alimentos e aprendam sobre habilidades culinárias, o que significa ter mais autonomia para fazer escolhas saudáveis e sustentáveis no futuro.

“O que escolhemos para comer tem um impacto muito grande não só na nossa saúde, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo. Empoderar as crianças desde cedo é muito importante”, explicou a chefe de cozinha e culinarista Bela Gil, uma das fundadoras do ICC que esteve presente na abertura da oficina.

Também como mensagem inicial, a professora da FSP Betzabeth Slater destacou o potencial dos educadores infantis enquanto formadores de opinião e possíveis atores na promoção de uma alimentação adequada e saudável.

A professora Betzabeth Slater demonstra diferentes tipos de corte para a turma. Imagem: Lucas Alves

O curso foi tema do programa Boas Práticas Escolares, exibido na TV Cultura. Confira a reportagem:

O primeiro módulo do “Cozinhas & Infâncias” contou com uma exposição teórica sobre a alimentação no mundo e, em um segundo momento, uma introdução à prática culinária, estimulando os professores a exercitar suas habilidades na cozinha. Vídeo completo:

São sete módulos no total. Os encontros são transmitidos e ficarão salvos neste link.

Cronograma:

• 23/03 – Módulo 1: Alimentação no mundo – Receita: curau de milho
  • 13/04 – Módulo 2: Brasil no mundo – Receita: bolinho de taioba
  • 27/04 – Módulo 3: Povo originário do Brasil | Indígenas | Ameríndios – Receitas: bolinho errado e beiju de mandioca
  • 11/05 – Módulo 4: Portugueses – Receita: caldo verde
  • 25/05 – Módulo 5: Africanos – Receitas: bolinho puff-puff e sopa harira
  • 15/06 – Módulo 6: Imigrantes no Brasil – Receitas: pizza de berinjela, nhoque de batata, molho de tomate fresco e guacamole
  • 29/06 – Módulo 7: Decolonização do prato | comida de panela – Receitas: molho pesto de rama de cenoura e caldinho de feijão
Participantes do curso vivem momentos de troca na cozinha.
Imagens: Lucas Alves

O curso acontece em parceria com a FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da USP) e a Codae (Coordenadoria de Alimentação Escolar) da Prefeitura de São Paulo, e conta com apoio do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da USP) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola da Metrópole.

Nesta entrevista para o Papo de Mãe, Ariela Doctors e Bela Gil falam mais sobre o projeto “Cozinhas & Infâncias”: