
Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde
Sobre
A EHAPS é uma escala que avalia as Habilidades Culinárias Domésticas de profissionais da Atenção Primária à Saúde em conformidade com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Avalie suas Habilidades Culinárias Domésticas
Habilidades Culinárias Domésticas
As Habilidades Culinárias Domésticas compreendem um conjunto de domínios empregados no preparo de refeições caseiras. São eles:
- Planejamento criativo: considera a criatividade no planejamento e no preparo de refeições caseiras baseadas em alimentos in natura e minimamente processados, bem como antecipação de procedimentos que facilitem o ato de cozinhar;
- Habilidades multitarefas: compreende a capacidade de realizar tarefas domésticas simultâneas às práticas culinárias;
- Confiança quanto à capacidade culinária: se refere à confiança do indivíduo relacionada ao emprego de técnicas e utensílios culinários;
- Seleção, combinação e preparo de alimentos: considera aspectos sensoriais e de quantificação de alimentos visando adequação de compras e procedimentos culinários.
Por que é importante avaliar essas habilidades dentro do SUS?
A promoção da Alimentação Adequada e Saudável é uma das prioridades dentro das estratégias de promoção da saúde no SUS.
O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que trabalhadores envolvidos com a promoção da saúde procurem incluir a culinária como tema de encontros e conversas com a população, além de apoiar o desenvolvimento de habilidades pessoais para promover práticas alimentares apropriadas para cada indivíduo ou grupo social.
Materiais educativos

Publicações relacionadas



2 Anos (Ministério da Saúde, 1ª ed, 2019)





Projeto: Aline Rissatto Teixeira
Orientação: Betzabeth Slater
Apoio técnico: Flávia da Silva Miguel, Júlia Souza Pinto Camanho, Helena Carvalho Mega
Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo
2022
Esse material foi produzido em complemento à Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde, EHAPS, e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob processo de número 2019/14348-5.
As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.
Contato: projetohcd@usp.br