Categorias
Blog

Férias na cozinha

Veja os benefícios de usar o tempo livre das férias de forma divertida na cozinha

Finalmente chegaram as tão esperadas férias de julho! É um momento de descanso, mas também de divertimento. Aproveitando o tempo livre que normalmente é tomado pelos estudos e trabalho, sugerimos que ele seja utilizado para se divertir na cozinha desenvolvendo habilidades culinárias, que possui inúmeros benefícios para nossa saúde e bem-estar.

Primeiramente, a habilidade de cozinhar em si aumenta o grau de autonomia da pessoa para a vida, além de permitir que faça escolhas alimentares melhores e mais adequadas a seu paladar e preferência. O preparo de alimentos faz parte da promoção da alimentação adequada e saudável, conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira. A possibilidade de se produzir seu próprio alimento favorece o uso de alimentos in natura ou minimamente processados, que devem ser a base de uma dieta saudável.

Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Para além da saúde, cozinhar e, especialmente, cozinhar em família ou amigos desperta emoções e memórias afetivas, fortalecendo os laços e as relações interpessoais. É um momento de interação e vínculo, com a criação de recordações, preparo de receitas com significado, como uma receita de família, além da própria sensação de cuidado de si e do outro durante a alimentação. Cozinhar permite, ainda, que sejam desenvolvidas habilidades como capacidade de planejamento, organização, flexibilidade mental, motivação e trabalho em equipe. 

Imagem: August de Richelieu/Pexels

Em relação às crianças, trazê-las para a cozinha pode contribuir para o desenvolvimento de seus sentidos: percepção de textura, odor e sabor, o que ampliará sua autonomia alimentar.

Considerando todos esses incríveis benefícios de preparar seu próprio alimentos, estimulamos nossos leitores a ir para a cozinha nestas férias. O instagram do Jabuticaba possui várias receitas e adoraríamos ver vocês preparando e divulgando a arte culinária!

Bibliografia consultada:

LUNETAS. Cozinh em família: partilha de tradições, saberes e afetos. Lunetas, 2020. Disponivel em: <https://lunetas.com.br/cozinha-em-familia/>. Acesso em: 05 julho 2023.

MANTIQUEIRA BRASIL. Cozinhar em família: confira os principais benefícios. Mantiqueira Brasil, 2021. Disponivel em: <https://blog.mantiqueirabrasil.com.br/cozinhar-em-familia/>. Acesso em: 05 julho 2023.

MONTEIRO, Carlos Augusto et alGuia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

O ESTADO DE S. PAULO. Comida e afeto: como a gastronomia está aproximando pais e filhos. Estadão, 2020. Disponivel em: <https://www.estadao.com.br/cultura/comida-e-afeto-como-a-gastronomia-esta-aproximando-pais-e-filhos/>. Acesso em: 05 julho 2023.

VIEIRA, W. Cozinhar com as crianças fortalece os laços. Folha de Londrina, 2020. Disponivel em: <https://www.folhadelondrina.com.br/cozinha-e-sabor/cozinhar-com-as-criancas-fortalece-os-lacos-3002545e.html?d=1>. Acesso em: 05 julho 2023.