livreto didático
Detetives da Comida:
O que comemos e por que comemos o que comemos?
O projeto “Detetives da Comida: O que comemos e por que comemos o que comemos?” visa promover a alfabetização ambiental de jovens entre 11 e 14 anos, com foco tanto em conteúdos quanto em práticas científicas e ações de transformação social. Desenvolvido em torno das relações entre meio ambiente e alimentação, o projeto prevê o monitoramento participativo da segurança alimentar na residência dos estudantes, contribuindo para o combate à fome.
O projeto envolve um curso de formação continuada para professores, baseado em um livreto didático homônimo para os estudantes e uma cartilha de apoio ao ensino para os professores. O livreto aborda os temas de Saúde Planetária, Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, Ciência Cidadã e Mudanças Climáticas distribuídos ao longo de 4 seções que guiarão o estudante numa investigação sobre a alimentação, relacionando-a com fatores ambientais, culturais, históricos e geográficos.
Nossa Equipe
A equipe é composta por quatro profissionais de diferentes áreas que trabalham com a saúde planetária, também atua ministrando curso de formação para professores “Promovendo a Saúde planetária por meio da Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta de formação transdisciplinar para professores de ensino fundamental II”, envolvendo temáticas como:
- Saúde Planetária
- Ciência Cidadã
- Ensino de ciências por investigação
- Educomunicação
- Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional
O curso
Entre 21 de novembro e 14 de dezembro de 2023, ocorreu a segunda edição do curso “Promovendo a Saúde Planetária por Meio da Educação Alimentar e Nutricional: uma Proposta de Formação Transdisciplinar para Professores de Ensino Fundamental II”. O curso tem como objetivo fornecer uma formação teórica para professores aplicarem o projeto de ciência cidadã Detetives da Comida em sala de aula e contou com carga horária de 30h.
Nesta edição, tivemos 18 participantes, incluindo professores de ensino básico de escolas públicas e particulares, além de nutricionistas e educadores de espaços não formais de ensino. Foram abordados aspectos teóricos sobre Saúde Planetária, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Alimentação, Segurança e Soberania Alimentar, Ciência Cidadã, Ensino de Ciências por Investigação e Educomunicação. Após a formação, os participantes receberão os livretos didáticos do projeto para adaptação da proposta e aplicação prática em sala de aula.
O curso foi promovido pela equipe do projeto (Beatriz S. Laham, Luis Gustavo Arruda, Sheina Koffler e Vanessa Góes), sob coordenação da Profa. Dra. Aline Martins de Carvalho. Esta edição também contou com os palestrantes Marcela Seraphim (iniciativa Do Pasto ao Prato) e Pedro Gruppelli (educomunicador) e apoio do Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva (Poli e IEA-USP).
A parte expositiva das aulas está disponível nesta playlist do YouTube.