Quem somos

O Sustentarea é um projeto de extensão da USP e uma rede transdisciplinar de profissionais e estudantes pioneira em diminuir distâncias entre conhecimento científico e sociedade quando o assunto é alimentação sustentável e suas conexões com a saúde das pessoas e do planeta.

Queremos fomentar um sistema alimentar mais sustentável, saudável e justo;
Conectar a população, a Universidade e o setor público;
Ajudar uns aos outros na construção de um mundo melhor.

Promover uma alimentação que tenha baixo impacto ambiental (baixo teor de carne vermelha) e tenha aspectos positivos na saúde (maior teores de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e menos açúcar, sal e gordura).

Ser um projeto de referência em alimentação e sustentabilidade, que influencie positivamente comunidades, instituições e políticas públicas por meio de suas pesquisas, cursos, publicações e ações em comunidade.

Nossos Pilares

O Sustentarea inova ao construir uma plataforma brasileira de troca de saberes que busca estar em diálogo constante e horizontal com a sociedade, de modo a interagir e transformar os sistemas alimentares.

Comunidade Sustentarea e Rede Transdisciplinar

Produção de Saberes

Engajamento e Transformação

Troca de Conhecimentos entre Universidade, Instituições e Sociedade

Nossa Comunidade

Também nos orgulhamos de investir na formação dos membros e mentores que juntos formam a Comunidade Sustentarea
para que se tornem multiplicadores e aliados na busca por uma alimentação sustentável.

Graduação & Profissionais

Membros/as

Alunos de graduação ou profissionais que desenvolvem as atividades cotidianas do Sustentarea (elaboração de post, receita, matérias para revista, eventos etc). Tem uma relação próxima com mentores para reflexão e aprimoramento dos materiais.

Mentores/as

Alunos de pós-graduação ou pós-graduados que ajudam na construção dos materiais desenvolvidos pelos membros do Sustentarea (post, receita, revista etc.). Tem uma relação de tutoria com membros para reflexão e aprimoramento dos materiais.

ex-participantes

Rede Alumni

Nesses 10 anos de Sustentarea diversos alunos de graduação e pós-graduação contribuíram para que o projeto chegasse até aqui. Assim, criamos uma equipe de ex-participantes do Sustentarea para continuarmos em uma rede de networking.

Parcerias

Hoje temos diversos parceiros, como o GEIAS, um grupo de estudos coordenado pela Profa Dirce Marchioni

Coordenado pela Profa Raquel Santiago, tem foco na biodiversidade e receitas do Centro-Oeste brasileiro.

Desenvolvemos atividades junto com a Horta da FSP e os membros da horta participam de nossas
formações e atividades

Design sem nome (3)

USP Sustentabilidade

Projeto em parceria com pesquisadores do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA/USP.

Outras parcerias

Nossa sede é na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)