Tipos de sal

Consumir sal colorido, marinho e flor de sal está na moda, acredita-se que têm menos sódio que o sal comum e muito mais minerais, por isso, seriam melhores para a saúde…MAS SERÁ QUE ISSO ESTÁ CERTO?
Estudos realizados por pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) discordam dessas afirmações que circulam em blogs e sites pela internet. A diferença no teor de sódio entre o sal refinado (de cozinha) e vários sais conhecidos não apresenta redução que seja muito significativa para o consumidor. Em relação aos demais minerais, observa-se presença maior em outros sais, chamados “sais integrais” ou “sais gourmet”, do que o sal de cozinha, mas isso também não representa algo que seja tão relevante, pois as quantidades dos minerais nestes sais integrais é muito menor do que recomenda-se consumir diariamente. O ideal é aproveitar outras fontes ricas em minerais para suprir as necessidades diárias, como leite e derivados (cálcio), verduras escuras, carnes e feijão (ferro), cereais integrais (magnésio) e frutas e verduras (potássio).

Para saber mais consulte o site do FORC, Centro de pesquisa em alimentos da USP.

Seguem links
Confira a quantidade de sódio presente em 40 tipos de sal

Quantidade do sódio presente nos sais integrais não difere muito da contida no sal refinado

#SustentareaInforma #ConsumodeSal #ModereSeuConsumo