Faltam apenas cinco anos para 2030, o prazo estabelecido pela ONU para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O que isso realmente significa para o nosso planeta?
Se não agirmos agora, as mudanças climáticas podem elevar a temperatura global em mais de 3°C, desencadeando impactos irreversíveis. Já estamos presenciando um aumento alarmante de eventos extremos, gerando escassez de água, energia e alimentos e intensificando conflitos ao redor do mundo.
O ano de 2023 entrou para a história – e não por um bom motivo. Foi o mais quente já registrado. Qual a relação disso com a nossa alimentação?
Nosso atual sistema agroalimentar está preso em um ciclo vicioso: sua forma de produção e distribuição acelera as mudanças climáticas, que, por sua vez, comprometem a produção de alimentos, tornando-os menos acessíveis e nutritivos.



Por isso, o ODS 13 é essencial: ele conecta a sustentabilidade alimentar à ação climática, abrindo caminho para um futuro mais justo, resiliente e equilibrado. E um dos momentos mais importantes para essa discussão acontecerá na COP30.






Neste ano, a COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará, Brasil. Sendo um marco nas negociações climáticas globais – e um chamado à ação para todos nós .