vídeo

Oficina ministrada pela culinarista e pesquisadora Evelym Landim durante o evento em comemoração dos 10 anos do Sustentarea, em setembro de 2022.


Evelym iniciou a oficina explicando a diferença entre os tipos de mandioca brava e mansa. Em seguida, explicou e demonstrou dois modos de pubagem da mandioca, um adaptado de técnicas indígenas, e outro adaptado do processo de silagem para produção de ração animal. Posteriormente, foi preparado um beiju de puba, a fim de demonstrar uma maneira simples de utilização da puba na culinária. Por fim, todos os presentes puderam experimentar o beiju e uma pamonha de puba cozida na folha da bananeira durante um momento de trocas.

Oficina ministrada pela nutricionista e pesquisadora Neide Rigo durante o evento em comemoração dos 10 anos do Sustentarea, em setembro de 2022.

Neide iniciou a oficina abordando sobre as nomenclaturas dos tipos de mandioca, dos modos de fazer e dos utensílios usados no beneficiamento da raiz, seja ela brava ou mansa. Em seguida, apresentou alguns tipos de farinha e discorreu sobre suas principais características. 

Em um segundo momento, os participantes foram organizados em pequenos grupos para o beneficiamento e preparo das receitas. Neide ensinou como beneficiar a mandioca in natura para obtenção da goma – derivado da mandioca base para o preparo da tapioca; como utilizar o resíduo do beneficiamento para preparar beijus; e também como hidratar o polvilho doce para obtenção da massa da tapioca tradicional e também colorida com suco de vegetais. Ao final, as receitas preparadas foram dispostas em uma mesa que apresentava grande riqueza de cores, cheiros e sabores, e degustadas em um momento de partilha entre todos os participantes.