temporada 04 | EPISÓDIO #07

Comida e migração: trajetórias de esperança

Quais são as motivações das migrações realizadas ao longo dos séculos pelas populações de diferentes países? Uma das respostas está atrelada diretamente à oferta de alimentos e a sua diversidade ao redor do mundo. Mas afinal, como isso tudo impacta na formação dos nossos hábitos e na cultura alimentar? 

Neste episódio você irá navegar pelas raízes da migração no contexto contemporâneo e descobrir como ela está atrelada a questões de sustentabilidade a partir da relação da migração com as diferentes culturas alimentares, debatendo como as influências de outros países transformam a maneira do brasileiro produzir e consumir alimentos.

Aperta o play!

episódio 07

CONVIDADAS & CONVIDADOS

O Encontro Sustentarea do mês contou com a participação especial:

Foto_Ing Lee

Ing Lee

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais quadrinista e ilustradora desde 2018.

Foto Evelize

Evelize Moreira

Pesquisadora no Museu da Imigração em São Paulo e doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF.

Apresentação

Lais Dias
Graduada em Nutrição e mestranda em Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP).

Pâmela di Christine
Nutricionista (FSP/USP); Mestranda em Políticas Públicas e desenvolvimento (UNILA).

Patrícia Mello
Graduada em Têxtil e Moda (EACH/USP); Mestra em Sustentabilidade (EACH/USP).

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Receita Bônus | Bulgogi de Carne Moída (Por Ing Lee)

• Ingredientes

½ pêra
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
8 colheres de sopa de shoyu
1 a 2 colheres de sopa de glucose de milho
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sake para cozinhar ou vinagre
1 colher de sopa de gochugaru (pimenta coreana em pó)
1 colher de sopa de óleo de gergelim
500g de carne moída
Cenoura picada à gosto
Gergelim torrado Cebolinha picada à gosto

• Modo de Preparo:
1. No liquidificador, faça a marinada. Jogue a pêra, metade da cebola, alho, shoyu, glucose de milho, açúcar, sake, gochugaru e óleo de gergelim;

2. Jogue o líquido em cima da carne e misture, junto com a cenoura, gergelim torrado, cebolinha e a outra metade da cebola. Deixe descansar tampado por pelo menos 30 minutos;

3. Na wok ou frigideira já quente, jogue um pouco de óleo de gergelim ou qualquer óleo de sua preferência e, em seguida, adicione a carne, esmagando-a de forma que fique mais fina;

4. Vire o lado da carne, com cuidado para não deixar torrar demais;

5. Quando os dois lados estiverem dourados, sirva num prato, podendo jogar o caldo liberado na panela junto com a carne, e coma com bap (arroz coreano). Sugestão de molho: shoyu com uma pitada de pimenta do reino e um pouquinho de vinagre.

Sustentarea Indica

Artigo Evelize Moreira: “Culturas alimentares e imigração: as dimensões da comida de teranga” | link

Projeto Comida de Conforto  | link

Livro Água de Barrela

Materiais Sustentarea

1. Curso de Verão Sustentarea – “Alimentação, sustentabilidade e crise climática: diálogos entre teoria e prática”.

Será um curso presencial de uma semana, realizado entre os dias 03 e 07 de fevereiro de 2025, no período da manhã, com carga horária total de 20 horas, com 40 vagas. Vai acontecer na Faculdade de Saúde Pública da USP | link

Citados no Episódio

• Livro Água de Barrela de Eliana Alves Cruz link

 ENPSSAN | link

Professores mencionados:
1. Julian Perez Cassarino (UFFS)
2. Flavio Bezerra Barros (INEAF/UFPA)

 

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de pesquisa e extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação

Nadine Marques e Mariana Hase Ueta e

Apresentação

Pâmela di Christine, Lais Dias e Patrícia Mello

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Nadine Marques e Mariana Hase Ueta e

Curadoria de receitas

Maria Catão e Danielle Freitas 

Edição

Lucia Santos Felipe

Locução de vinhetas

Daniela Vianna

Trilhas sonoras

Daniela Vianna e Fernando Kuraiem

Materiais de divulgação

Clarissa Taguchi e Katharina Cruz

Shopping Basket