Você sabia que, no mundo, são desperdiçadas aproximadamente 1,3 bilhão de tonelada de alimentos durante o ano?
Uma estratégia criada para reduzir esse problema e conectar as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e o excedente de alimento que seria desperdiçado é a Rede Brasileira de Banco de Alimentos.
Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas ou logísticas que captam ou recebem alimentos doados dos setores público e privado e os distribuem gratuitamente a instituições prestadoras de serviços de assistência social, de proteção e de defesa civil; instituições de ensino; unidades de acolhimento institucional de crianças e adolescentes; penitenciárias, cadeias públicas e unidades de internação; estabelecimentos de saúde; e outras unidades de alimentação e de nutrição.
Uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas estabelece que, até 2030, se reduza pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e se reduza as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita (ONU, 2015).
Somado a isto, os bancos de alimentos têm um impacto significativo no Brasil, especialmente no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Conheça os objetivos principais:
Confira o mapa da distribuição pelo país: