Florestas

Dia Internacional das florestas

Criado em 1971 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Dia Mundial das Florestas nasceu com o objetivo de reforçar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais e de sua preservação para o desenvolvimento sustentável.

Estima-se que o Brasil possui cerca de 500 milhões de hectares do seu território coberto por florestas, sendo 255 milhões de hectares reservados a unidades de conservação públicas. Porém, a FAO estima que o Brasil perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares nos últimos 10 anos entre 2010 e 2020.

O desmatamento e a destruição das florestas trazem consequências para a biodiversidade da fauna e flora, reduz a quantidade de espécies de plantas e animais, modifica o ciclo das chuvas e impacta diretamente nas mudanças climáticas.

O manejo sustentável das florestas e o uso dos recursos são fundamentais para combater as mudanças climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar do planeta

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 15, proposto pela ONU em 2015, tem como uma de suas metas mobilizar recursos para financiar o manejo florestal sustentável a fim de deter o desmatamento, restaurar florestas degradas e aumentar o reflorestamento global.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre como os ecossistemas florestais impactam na sustentabilidade do meio ambiente e sua relação com a alimentação?

Então conta para gente aqui embaixo!

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
27 + 8 =