episódio #05

Mistura

Esse termo pode gerar dúvidas e curiosidade, por isso, já começamos esclarecendo: aqui em São Paulo, é costume chamar de mistura o alimento de origem animal que geralmente é a principal fonte de proteína da refeição. Assim, quando alguém daqui diz: “o que tem de mistura?”, provavelmente a pessoa está se referindo à carne, frango ou peixe.

No episódio de hoje, vamos explorar alguns significados e papéis da mistura – e já vou adiantando que eles não são somente nutricionais. Vamos também nos aprofundar na necessidade cada vez mais urgente de equilibrar o consumo de carne, ajudando com dicas, receitas e muita inspiração! Vem comigo?

Aperta o play!

Podcast Ep. Mistura

EPISÓDIO #05

CONVIDADAS & CONVIDADOS

Quem passou por nossa cozinha neste episódio?

Mariana Ueta

Histórias & Memórias

Mariana Hase Ueta

Desde Valinhos, interior de São Paulo, e é doutoranda em Ciências Sociais na UNICAMP, pesquisadora do Instituto de Estudos da Ásia da UFPE e mentora aqui no Sustentarea

Natalia Utikava_Disse me disse

Disse-me-Disse

Natália Utikava

Desde São Paulo/SP. Nutricionista e Mestre em Nutrição em Saúde Pública (USP), docente do curso de Nutrição Vegetariana do Centro Universitário Adventista de São Paulo

Aline_Saúde Planetária

Saúde Planetária? E eu com isso?

Aline Martins de Carvalho

Desde São Paulo, capital. Aline é professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, idealizadora e coordenadora do Sustentarea!

KleberCavalcante_Coisa Fina

Coisa Fina!

Kleber Cavalcanti de Souza

É de Petrolina, mas mora há muito tempo em São Paulo. É proprietário do restaurante São Saruê, de ‘culinária afetiva nordestina vegana’, que fica na capital paulista

Larissa Lazari_Bora cozinhar

E aí, bora cozinhar?

Larissa Lázari

Desde Araraquara, interior de São Paulo. Larissa é nutricionista, gastrônoma e membra do Sustentarea

Pâmela di Christine

Desde São Paulo, capital. É graduanda em Nutrição (FSP/USP) e membra do Sustentarea desde 2018.

E aí, bora cozinhar?

Estrogonofe de grão de bico com abobrinha

ingredientes

Modo de preparo

Pra acompanhar nada melhor que um chips de inhame. E pra isso, deixe o inhame em fatias finas e tempere com azeite e sal. Leve para assar em forno a 180ºC até as fatias ficares crocantes.

Podcast

O Sustentarea é coordenado por Aline Martins de Carvalho e Dirce Marchioni, professoras do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável.

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU)

Apoio técnico: EcoSapiens Comunição e Fernando Kuraiem

Nadine Marques

Pâmela di Christine