O milho tem várias apresentações: verde, vermelho, canjica e farinhas como biju e fubá, dentre outras, presentes na culinária brasileira.
Sua importância é celebrada tanto no dia 24 de Abril, dia internacional do milho, como no mês de junho, nas festas de São João, época em que ocorre sua colheita.
Na hora de escolher o milho verde ele deve ter os grãos estufados, cor amarelo claro e com a palha bem verde e cabelo marrom. Quanto mais fresquinho, mais macio os grãos vão estar.
A seguir, dois modos de você aproveitar esse alimento tão versátil:
Milho verde cozido



Milho verde grelhado:



Você sabia?
- O açúcar usado no cozimento realça o sabor do grão;
- Quanto mais estufados os grãos e de cor amarelo-claro, mais nova é a espiga e mais macio vai ficar o milho depois de cozido;
- O milho com palha dura mais tempo na geladeira.
Para conservar mantenha na geladeira por até 5 dias, armazenado em potes para evitar que os grãos murchem rapidamente. Ele também pode ser armazenado no congelador por até 1 mês, porém é necessário cozinhar a espiga antes de congelar. Desta forma, a textura e o sabor são mantidos e podem substituir o milho fresco em todas as receitas.
“Quem tem milho tem farinha, Quem tem farinha tem pão”.
Referências:
– Livro: História da Alimentação no Brasil
– Site: Panelinha
Por Vitor Sena (@v_sena_), Cristiane Costa (@nutricosta74), Marsia Serrano (@marsiaserrano) e Gabriela Rigote (@NutriGabiRigote).