Na sexta-feira comemoramos o dia mundial do meio ambiente e o dia nacional da reciclagem e nesta semana faremos um série de posts relacionando esses dois temas tão importantes!
—

A reciclagem é o reaproveitamento de determinados tipos de resíduos que podem voltar para o ciclo produtivo. É cada vez mais necessário que a gestão de resíduos seja realizada para minimizar os impactos ambientais e na saúde em curto, médio e longo prazo.
É preciso um tratamento adequado para aquilo que vai para o lixo não contaminar as pessoas e o meio ambiente e para não acumular resíduos ao longo do tempo. Outras vantagens da reciclagem são a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e a necessidade cada vez menor, em longo prazo, de novos espaços para aterros, além de contribuir para a redução de custos no processo produtivo, economia de energia e de matérias-primas, redução da poluição do ar e emissão de gases metano e carbônico, contaminação do solo, da água e dos mares, geração de emprego e renda e limpeza das vias públicas.
Dados sobre reciclagem no Brasil:
30% do lixo doméstico são de materiais recicláveis como papel, vidro, metal e plástico¹.
O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável².
No entanto, o país recicla apenas 2% do lixo urbano produzido².
1- Ministério do Meio Ambiente
2- Estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE)

FONTES:
1. https://www.mma.gov.br/informma/item/7656-reciclagem
2. https://meuresiduo.com/categoria-1/qual-a-importancia-da-reciclagem-para-o-meio-ambiente/
3. https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem2.php
.
.
.
#Sustentarea#Reciclagem#Reutilize#MeioAmbiente#Natureza#Compostagem#Nutrição#Alimentação#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#ResíduosOrgânicos#sustentabilidade#dianacionaldareciclagem#diamundialdomeioambiente