Não excluir - Redimensionar para o site (5)

PANC: Palma

A Palma (Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e trata-se de uma cactácea de até 4 metros de altura. Suas “raquetes” (veja a foto no post) são utilizadas como hortaliça em regiões semiáridas do Brasil e é tradicionalmente consumida no México. Produz frutos conhecidos como “figos-da-índia” que também são comestíveis e muito apreciados na forma in natura.

Na culinária, usam-se as “raquetes” mais tenras, com 15 e 20 dias de desenvolvimento, que ainda apresentam poucas fibras, devendo-se retirar seus espinhos e picá-las. Pode ser preparada ensopada com carne, refogada, na forma de omelete, suflê, na forma de doces e suco verde. Uma dica para preparar o suco é bater no liquidificador com limão e capim santo.

Experimente novos sabores e inclua uma PANC na sua alimentação!

Para conhecer outras PANC siga as páginas:

@hortadafmusp
@hortafspusp

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed.–Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Instituto Kairós. Guia Prático sobre PANC: plantas alimentícias não convencionais. – 1. ed.–São Paulo: Instituto Kairós, 2017.

Tags: No tags

One Response

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *