flat lay photography of vegetable salad on plate

31 de agosto, Dia do Nutricionista

A cada dia 31 de agosto, dia do nutricionista, reflito sobre minha existência como profissional da nutrição, isto é, o que fiz naquele ano e como contribui para melhorar a saúde das pessoas por meio do meu trabalho. Esse ano considero que foi especial, pois pude colaborar com dois públicos: população geral e profissionais da nutrição.

Para a população geral, escrevi junto com a Prof Dirce Marchioni, o documento “Alimentação Sustentável: Manifesto Sustentarea”, o primeiro documento no Brasil que reflete sobre o que é alimentação sustentável no contexto brasileiro e como atingi-la! Você pode acessá-lo gratuitamente aqui.

Junto com a equipe do Sustentarea, planejei o primeiro Ciclo de Palestras sobre alimentação sustentável, da produção ao consumo de alimentos. Esse será um foro aberto à participação da sociedade, voltado à discussão de temas da interseção entre nutrição e sustentabilidade, na vanguarda científica e social. Já realizamos dois eventos com recorde de público e faremos mais três nos próximos meses. Mais informações sobre o Ciclo podem ser encontradas no vídeo ao lado e neste link.

Participei também, como professora voluntária, do Project Healthy Schools, um projeto da Universidade de Michigan que ensina crianças de escolas públicas de Ann Arbor como ter hábitos de vida saudável, promovendo uma alimentação adequada e atividade física. Além disso, ajudei a equipe do Maize and Blue Cupboard a combater a insegurança alimentar no campus por meio da distribuição de alimentos aos estudantes da Universidade de Michigan. Por fim, participei da equipe selecionada para o desafio de projetos com impacto social da Universidade de Michigan com o tema de promoção à alimentação sustentável no Brasil.

Para estudantes e profissionais de nutrição, escrevi três capítulos de livros sobre Avaliação do Consumo Alimentar e um capítulo sobre Alimentação na Escola, compartilhando meus saberes e minhas experiências. O primeiro livro já foi publicado e pode ser encontrado aqui.

Pude também, durante este último ano, continuar coordenando a equipe maravilhosa do Sustentarea, que cresce a cada dia. Consegui, junto com outros colegas, ensinar e estimular alunos e profissionais de Nutrição a promover uma alimentação sustentável a todos.

Neste dia 31, sou muito grata aos amigos de profissão e a toda equipe Sustentarea pela oportunidade de trabalharmos juntos e atingirmos mais e mais pessoas com nosso trabalho. Só posso desejar que nesse novo ano possamos promover ainda mais uma alimentação simples, saudável, saborosa e sustentável, a fim de melhorar a saúde das pessoas e do planeta! Mais informações sobre minha carreira, acesse: fsp.usp.br/sustentarea/aline-carvalho e sustentarea.com.br.

Por Aline Martins de Carvalho

Veja outras publicações
Tags: No tags

Faça seu comentário