A  |  A+ |  A-
Ministério da Saúde oferece curso gratuito sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (DSAST), do Ministério da Saúde, oferece o curso Vigilância em Saúde do Trabalhador Agrícola. O objetivo é qualificar a atuação profissional dos técnicos, gestores e demais profissionais do SUS, para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, com foco na atenção integral à saúde dos trabalhadores(as) que atuam na agricultura, desde o diagnóstico nos casos de adoecimentos relacionados ao trabalho até a construção de intervenções participativas nos territórios.

O curso é online e totalmente auto-instrucional (sem tutoria). São 8 módulos (carga horária total: 90 horas) feitos por mais de 15 conteudistas, com materiais didáticos, situações-problema, avaliação do conhecimento e materiais audiovisuais (videoaulas e/ou podcasts), que visam estimular o pensamento crítico para ação em saúde e instrumentalizar atitudes e práticas que promovam a integração da Saúde do Trabalhador com os demais setores da assistência e da vigilância em saúde.

Público-alvo: Profissionais, técnicos e gestores que atuam nos serviços de assistência e vigilância em saúde, especialmente no desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador e aos demais interessados.

O curso está sendo oferecido no âmbito do Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PEPSATT), da CGSAT. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui como coordenadores técnicos o Dr. Cleber Cremonese (UFBA),  Nathalie Agripino (CGSAT) e Rafael Buralli, egresso da Faculdade de Saúde Pública da USP e doutor pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, autor da tese “Efeitos à saúde por exposição ambiental e ocupacional aos pesticidas de uso agrícola”, defendida em 2020 e orientada pela Prof. Dra. Helena Ribeiro.

 

Inscrições:

  1. Efetuar o cadastro no site: https://colaboradsaste.saude.gov.br/
  2. Selecionar o curso Visat Agrícola e inscrever-se até o dia 20 de outubro de 2022
  3. Os cursistas poderão concluir as atividades até o dia 27 de janeiro de 2023 (4 meses)

Em caso de dúvidas, entrar em contato: colabora.dsaste@saude.gov.br