Foto: Lalo de Almeida – fotógrafo da Folha de S.Paulo.
Demonstrar experiências que estão dando certo na saúde pública do país, foi a intenção da matéria “Rio de Janeiro tem atendimento humanizado de saúde a refugiados”, de autoria de Marcelus William Janes, Assessor de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicada no último sábado, 25/08, na versão digital do caderno especial sobre saúde “E agora, Brasil? Saúde” do Jornal Folha de S.Paulo.
A matéria foi escrita em parceria com o advogado Luiz Philipe de Oliveira e foi fruto do Curso “Treinamento em Jornalismo e Saúde do Jornal Folha de S.Paulo”, do qual participou o Assessor Marcelus, após inscrição, participação em processo seletivo e aprovação para integrar o curso com mais dez integrantes de várias outras instituições e formações durante o mês de junho na redação do jornal, como forma de conhecer como funciona a redação de um grande jornal e a relação de instituições como a FSP com a imprensa.
A matéria foi o resultado final do curso e chama a atenção para a parceria entre o Sistema Único de Saúde (SUS) através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, com a Cáritas Arquidiocesana, organização humanitária que tornou-se parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no país, com o intuito de humanizar o acolhimento e atendimento a refugiados, promovendo saúde e prevenindo doenças.
Este caderno especial sobre saúde, relata vários aspectos da saúde no país e também traça um retrato amplo de diversos aspectos da saúde no pais.
Fonte: com informações do Jornal Folha de S.Paulo online.