A  |  A+ |  A-
Congregação da FSP-USP manifesta repúdio a ato de racismo sofrido por estudantes em shopping paulistano

A Congregação da Faculdade da Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), em reunião realizada no dia 24 de abril de 2025, vem a público repudiar o ato de racismo sofrido recentemente por dois alunos do Colégio Equipe no Shopping Pátio Higienópolis, fato amplamente repercutido na imprensa nos últimos dias, e manifestar a solidariedade e apoio às vítimas.

A abordagem racista por parte de um segurança do shopping, sofrida por dois estudantes do referido colégio, sendo um deles, filha de uma funcionária da FSP-USP, não é um caso isolado na sociedade e muito menos no próprio shopping, local onde já foram registrados cinco episódios semelhantes nos últimos anos.

A sociedade não pode se calar diante do racismo institucional, que perpetra historicamente a discriminação racial em nossas instituições públicas e privadas. É tempo de a sociedade brasileira e o mundo se atentarem cada vez mais para tais práticas, de forma a efetivar normas e culturas explicitas contra a discriminação, seja de raça, cor, religião, origem ou gênero.

Essa mentalidade discriminatória e atos semelhantes são inaceitáveis e devem ser punidos exemplarmente.