A  |  A+ |  A-
FSP-USP recebe encontro CINETRABALHO para discutir trabalho e saúde, no dia 6 de maio

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP receberá, no dia 6 de maio, encontro para discussão sobre trabalho e saúde por meio de estudos de caso do projeto de extensão CINETRABALHO, promovido em parceria pela USP, UNIFESP e PUC-SP. A professora Andréia De Conto Garbin, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade, é responsável pela proposta e coordenação do projeto.

O CINETRABALHO tem como objetivo promover debates sobre as condições de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

A cada ciclo, é eleito um tema que envolva trabalho e saúde, como imigração, trabalho escravo contemporâneo, saúde mental, uberização, dentre outros, que será discutido a partir de um filme ou outra linguagem. Os ciclos têm dois encontros quinzenais: um momento inicial de apresentação e debate do filme seguido por um momento de discussão do tema por meio de casos, buscando articulação entre teoria e prática.

No primeiro ciclo, o filme debatido será “Carne e Osso: O trabalho em frigoríficos”. O evento contou com a presença de Carlos Juliano, diretor do filme, e Fábio de Oliveira, doutor em Psicologia Social pela PUC e professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), além de pesquisadores da PUC, USP e UNIFESP.

O segundo encontro, contará com a presença da Alani Stefania Widniczek, supervisora aposentada do município de São Paulo, além de ser membro do Semente e do Conselho do Sinpeem – Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo. As professoras Andréia Garbin, da FSP-USP, e Cris Andrada, da PUC-SP, farão a mediação do debate..

Para participar, é possível assistir ao filme em casa, disponível neste link, mas não é uma pré-condição!

CINETRABALHO: O trabalho pelas lentes do cinema
Data:
22 de abril
Horário:
18h – 20h30
Local:
PUC -auditório 117

Data: 06 de maio
Horário:
18h – 20h
Local:
FSP-USP – Sala Paulo Antonio de Carvalho Fortes

Universidades se unem e abrem uma sala de cinema para estudar e discutir o trabalho