Em 12 de Fevereiro, o jornal estadunidense The Washington Post publicou uma lista com as 50 personalidades que influenciarão a sociedade em 2025. Na lista está Carlos Augusto Monteiro, professor do departamento de nutrição da FSP-USP e coordenador emérito do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens).
Carlos Augusto foi destacado principalmente pelo seu trabalho na classificação Nova, que define os alimentos de acordo com seu grau de processamento: em In Natura, ingredientes culinários processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados. A iniciativa da classificação se deu pela percepção do professor de que o grau de processamento e a presença de aditivos como corantes artificiais, aromatizantes, emulsificantes e outros ingredientes “não naturais” também desempenham um papel importante na saúde do consumidor.
O pesquisador já havia sido incluído na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, produzida pela consultoria britânica Clarivate Analytics. Só outros treze brasileiros figuraram na lista.