Estudo recém-publicado no International Journal of Gastronomy and Food Science mostra que o uso de ervas como manjericão e orégano no preparo de omeletes pode ajudar na redução da oxidação do colesterol. O artigo, intitulado “Effect of bioactive compounds from culinary herbs against cholesterol thermo-oxidation in omelets during home cooking processes”, tem como primeira autora Vanessa Sales de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ), sob a coordenação de Tatiana Saldanha, também da UFRRJ e pós-doutora egressa da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).
A pesquisa contou com a colaboração de Geni Rodrigues Sampaio e da Professora Elizabeth Aparecida Ferraz, ambas da FSP-USP. Geni é responsável técnica dos Laboratórios de Componentes Alimentares e Saúde e de Genômica Nutricional e Inflamação da Faculdade. Elizabeth, docente do Departamento de Nutrição na Faculdade, coordena diversas pesquisas sobre as propriedades dos alimentos, além de temas como dieta e saúde mental.
A literatura científica tem mostrado que o modo de preparo dos alimentos pode impactar na qualidade dos nutrientes. O cozimento, seja de modo convencional ou na air fryer, aumenta a oxidação de colesterol nos alimentos. A oxidação do colesterol pode causar um risco maior de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose por exemplo, além de potencializar a probabilidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Por outro lado, o estudo demonstrou que algumas ervas possuem potencial para reduzir a oxidação do colesterol. As pesquisadoras investigaram os efeitos do manjericão e do orégano para a redução da oxidação do colesterol durante o preparo de omeletes, utilizando métodos de fritura convencionais e a ar (como air fryer). Essas ervas podem reduzir a formação de substâncias prejudiciais no preparo dos alimentos, devido às suas propriedades antioxidantes, segundo o artigo.
Os resultados mostraram que o orégano é mais eficaz em controlar os níveis de oxidação do colesterol durante o preparo na air fryer, enquanto que o manjericão se mostrou mais efetivo na fritura convencional.
Acesse o artigo na íntegra “Effect of bioactive compounds from culinary herbs against cholesterol thermo-oxidation in omelets during home cooking processes”
