O projeto Cosmopolíticas do Cuidado conta com uma plataforma online para apresentar a proposta e compor um arquivo conforme sua realização vai ganhando corpo. A página inicial traz uma breve introdução à proposta dando destaque para descrições de cada uma das seis frentes em que ela atua, chamadas de “parcelas”.
Já o acervo de materiais do site reúne os arquivos com artigos publicados, gravações de eventos, notícias relacionadas, entre outros. Um pouco do que tornou possível a configuração atual do projeto também pode ser encontrado nesse acervo, que mantém à disposição até mesmo arquivos que remetem a momentos anteriores ao início do projeto, de formação de articulações importantes para sua viabilização.
No site, ainda é possível consultar as páginas dos eventos antigos para recuperar as presenças e discussões de cada ocasião. Entre eles, estão o I Seminário Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo, que aconteceu em 2023, e os Quintais Cosmopolíticos, realizados em 2024. Somado a isso, a divulgação de eventos promovidos pelo projeto, balanços dos encontros recentes e relatos do andamento das pesquisas podem ser encontrados na seção “Sopros”.
As seções “Missões” e “Equipe” são compostas de informações detalhadas do projeto Cosmopolíticas do Cuidado. Também disponível para quem deseja conhecer o projeto um pouco mais a fundo, a página “Entrando no projeto” apresenta a proposta com mais fôlego.
O projeto “Cosmopolíticas do cuidado no fim-do-mundo: gênero, fronteiras e agenciamentos pluriepistêmicos com a saúde coletiva” foi contemplado com financiamento Fapesp Jovem Pesquisador em 2021 sob o processo de número 06897-9. A confecção da plataforma foi realizada pela pesquisadora Cristina T. Ribas no âmbito dessa proposta.
As últimas atualizações do site e outras atividades do projeto podem ser acompanhadas no novo perfil dele no Instagram, o @cosmopoliticasdocuidado
Arte: Cristina Ribas
Divulgação: Camila Montagner