Está no ar o novo episódio do podcast “Comida que Sustenta”, último de sua 4ª temporada, que trouxe durante o ano de 2024 a pauta do cuidado e do afeto na alimentação, olhando para heranças transgeracionais e até entre espécies, com enfoque especial na relação da primeira infância e da terceira idade com a comida. O programa de fechamento debate o impacto das mudanças climáticas na saúde infantil.
Apresentado por Pâmela Di Christine e Laís Dias, o debate aprofunda a relação das agendas do clima e da saúde infantil, trazendo como convidada a pesquisadora Aline Martins de Carvalho, coordenadora do Sustentarea e responsável pela pesquisa “Sindemia Global: o impacto das mudanças climáticas antropogênicas na saúde e nutrição de crianças menores de cinco anos atendidas pelo SUS”. Também participam do episódio os pesquisadores Arthur Ramalho e Cecília Stanzani Klapka, que também participam do estudo.
A pesquisa estuda as inter-relações dos componentes da sindemia global em crianças menores de cinco anos de idade. A sindemia global une os seguintes componentes: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas. O fenômeno vem se agravando ao longo dos anos. De acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), no Brasil 7% das crianças menores de cinco anos de idade têm baixa altura para idade e 5% têm peso elevado para idade, índices considerados não ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O “Comida que Sustenta” está disponível no site, no canal do Sustentarea no YouTube e no Spotify. Mais informações e novidades do Núcleo nas redes sociais.
Confira o episódio 8 clicando aqui.