“A saúde coletiva na Amazônia: redes de pesquisa, formação e situações de saúde e condições de vida” é o novo título da série Saúde e Amazônia Número 30, que acaba de ser publicado pela editora Redeunida. A obra conta com a participação do professor Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, juntamente com Júlio Cesar Schweickardt e Alcindo Antônio Ferla.
O livro é resultado do projeto Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia/CAPES), que envolve três instituições: o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) do Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz; o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB); e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).
A coletânea reúne contribuições de docentes e discentes que atuam na Amazônia e mostra as potencialidades dos territórios e as estratégias de tecnologias de cuidado dos povos originários.
Os compilados são resultados de pesquisas sobre os principais agravos da região, trazendo reflexões para o aprimoramento das políticas públicas e para a ampliação da produção do conhecimento na saúde coletiva na Amazônia.
O trabalho mostra que as parcerias institucionais e de grupos de pesquisa potencializam a ciência e as redes de atenção na região.
Livro
“A saúde coletiva na Amazônia: redes de pesquisa, formação e situações de saúde e condições de vida”. Agosto de 2024. Editora Redeunida. Organizadores: Júlio Cesar Schweickardt, Alcindo Antônio Ferla e Leandro Giatti.
Disponível gratuitamente no link:
https://editora.redeunida.org.br/project/a-saude-coletiva-na-amazonia-redes-de-pesquisa-formacao-e-situacoes-de-saude-e-condicoes-de-vida/