XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública avalia o avanço da malária em regiões extra-amazônicas, no dia 31 de julho

O Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, em parceria com a Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública no dia 31 de julho, a partir das 9h30. O evento terá como tema o avanço da malária em regiões extra-amazônicas e contará com transmissão online pelo canal da FSP-USP no Youtube.

A malária é uma doença endêmica da região norte do país, contudo, ao longo dos anos, a ocorrência dela nos estados fora de sua área endêmica tem sido frequente. Para falar sobre essa questão, a edição deste mês do webinar traz Ana Maria Ribeiro de Castro Duarte, pesquisadora científica do Instituto Pasteur e pesquisadora colaboradora do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e Ronan Rocha Coelho, consultor técnico da Coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde.

A primeira palestra, conduzida pela Ana Maria, traz uma atualização sobre a malária no bioma Mata Atlântica, seus vetores e aspectos peculiares da transmissão. Ela também provoca uma reflexão sobre os desafios do controle e novos cenários associados às mudanças climáticas.

Ronan Coelho, na segunda palestra, apresenta um panorama da vigilância da malária no país e explica os motivos que levaram ao aumento de casos fora de sua área endêmica. Ele cita dois motivos: a autoctonia da doença, principalmente em estados que possuem o criadouro da região de mata atlântica e o fluxo de casos importados de áreas endêmicas (estados e outros países), que impacta diretamente nas outras regiões.

A mediação do evento será feita pelo biólogo Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, e Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 31 de julho de 2024