A  |  A+ |  A-
Professora da FSP-USP integra GT de cientistas internacionais em estudo que traz mais evidências sobre consumo de álcool e câncer

Imagem: Arquivo Pessoal

Um Grupo de Trabalho composto por 15 especialistas nacionais e internacionais independentes, convocado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS), realizou uma revisão de literatura científica entre fevereiro e maio de 2023 e concluiu que, com base em estudos sobre mecanismos biológicos, “há evidências suficientes de que a cessação do consumo de álcool reduz a carcinogênese relacionada a esse hábito”. 

Publicado no site da instituição internacional e em artigo do renomado periódico científico New England Journal of Medicine, o estudo contou com a participação da Professora Tatiana Toporcov, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O grupo de cientistas revisou e resumiu as evidências epidemiológicas disponíveis e realizou avaliações baseadas em evidências sobre o efeito da redução ou cessação do consumo de álcool na redução do risco de cânceres. Foram estudados os seguintes tipos de câncer: da cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, colorretal, fígado e mama feminina. 

O estudo também identificou e avaliou os mecanismos da carcinogênese que podem ser revertidos com a cessação do consumo de álcool. Para complementar as avaliações, o Volume 20A dos Handbooks of Cancer Prevention da IARC apresenta informações sobre a carga de câncer relacionada ao álcool em todo o mundo, a fração populacional atribuível dos cânceres relacionados ao álcool e os determinantes da cessação. 

O documento final da avaliação está disponível online no endereço: https://www.iarc.who.int/news-events/publication-of-iarc-handbooks-of-cancer-prevention-volume-20a-reduction-or-cessation-of-alcoholic-beverage-consumption/ 

O artigo científico do New England Journal of Medicine compila os principais achados e pode ser acessado aqui: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMsr2306723 

Com base nas evidências científicas desta revisão, a Professora Tatiana ressalta a importância de conscientizar amigos e parentes sobre o fato de que o consumo de bebidas alcoólicas causa câncer. “Agora temos evidências de que a redução ou cessação do consumo de álcool pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer causados pelo consumo de bebidas alcóolicas. Em resumo, menos é melhor”, ela afirma.