INCT Combate à Fome realiza seminário sobre os sistemas alimentares no contexto da Amazônia, no dia 26 de junho

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-CNPq) – Combate à Fome, centro avançado de pesquisa sediado na FSP-USP, promove no dia 26 de junho, entre 9h e 12h, o seminário “Sistemas Alimentares no Brasil: o contexto Amazônia”. O evento será presencial na Sala Cyro Ciari Jr. – (Térreo do Prédio Principal da FSP-USP – Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César – São Paulo/SP), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do INCT.

Este evento propõe discutir a importância dos sistemas alimentares para as mudanças climáticas, temática que tem oferecido amplo repertório de desafios para a pesquisa e para a gestão pública.

Serão debatidas as transformações necessárias para mitigar os dramáticos efeitos que assolam diversas regiões do planeta com eventos extremos, muitas delas já conhecidas e com recursos para que sejam implementadas.

Por outro lado, este mesmo conhecimento alimenta narrativas em setores que se fortalecem com o agravamento das iniquidades, e impedem avanços consistentes. Entre os grandes temas em disputa, está a importância estratégica da região Amazônica.

O webinar terá como palestrantes:

• Dr. Renato S. Maluf (CPDA/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Ceresan)

PALESTRA: Sistemas alimentares multiescalares e o acesso à alimentação adequada: particularidades do contexto amazônico

• Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto (Instituto de Física da USP / Coordenador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável – CEAS-USP)

PALESTRA: Impacto das mudanças climáticas no sistema agroalimentar

• Dr. Alanderson Alves Ramalho (Universidade Federal do Acre / INCT Combate à Fome)

PALESTRA: Insegurança Alimentar: a pactuação intersetorial entre países da Região Amazônica

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla, com os prazos:

Até o dia 21 de junho, para participações presenciais

até o dia 25 de junho, para participações pelo YouTube.

Mais informações podem ser encontradas no site do INCT Combate à Fome ou pelas redes sociais: @inctcombateafome

Sistemas Alimentares no Brasil: o contexto Amazônia
Data: 26 de junho
Horário: 09h às 12h