A  |  A+ |  A-
Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo NUPENS, celebra 10 anos

O Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da FSP-USP para o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), completa 10 anos em 2024.

O documento é fonte de informação e de recomendações de alimentação e nutrição para a sociedade em geral, servindo como base para orientação de profissionais de saúde e tomadores de decisão sobre políticas públicas. Trata-se de um trabalho produzido por diversos cientistas e que vem serviu de base, por exemplo, para a criação da nova rotulagem de alimentos e a proibição de ultraprocessados nas escolas no município do Rio de Janeiro, em 2023.

Em comemoração à data, o NUPENS está realizando uma série de ações de divulgação sobre o Guia Alimentar, mostrando os malefícios dos ultraprocessados e focando as vantagens de uma alimentação saudável. A celebração da data inclui a criação de um selo comemorativo para os 10 anos do Guia Alimentar (veja abaixo).

Os 10 anos do Guia Alimentar também serão lembrados durante o Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), no dia 22 de maio, com a realização da palestra “Dez anos do Guia Alimentar para a População Brasileira: História, Ciência e Política”, além da mesa redonda “Promoção da alimentação adequada e saudável: desafios para comunicar”.

Também durante a World Public Health Nutrition Congress 2024, evento que acontece em Londres entre os dias 10 e 13 de junho, a professora da FSP-USP Patrícia Jaime e a apresentadora Rita Lobo apresentarão artigo sobre a associação entre o Guia Alimentar e o Panelinha.

O Guia Alimentar é um instrumento de referência nacional e internacional, sendo referência para guias alimentares publicados no Uruguai (2015), Equador (2018), Peru (2019), Chile e México (2023). O guia utiliza os conceitos de alimentos ultraprocessados, alimentos processados e alimentos in natura de acordo com a classificação NOVA de alimentos, criada pelos pesquisadores do NUPENS e que representou uma quebra de paradigma na ciência de alimentos. Suas recomendações também são utilizadas na Bélgica, Canadá e Israel.

O NUPENS existe há mais de 30 anos e consolidou-se como referência científica no Brasil e no mundo. Ao longo das décadas, dezenas de pesquisadores dedicaram esforços para produzir e compartilhar conhecimento. Essa história perpassa a trajetória do professor Carlos Monteiro, coordenador do Núcleo. Monteiro é professor Emérito pelo Departamento de Nutrição da FSP-USP.

Confira artigo de opinião escrito pela professora Patrícia Jaime ao Jornal Nexo sobre o Guia Alimentar.