A Professora Maria Anice Mureb Sallum, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, é uma das palestrantes convidadas para participar do evento internacional “Sucessos no Controlo e em direção à Eliminação da Malária em Países Lusófonos”, no dia 26 Abril de 2024, a partir das 14h00 GMT+1 (10h no horário de Brasília). A transmissão acontece pelo zoom neste link O webinar é organizado pela Women in Global Health Lusophone Community com o apoio do Institute for Global Health and Development.
Em 2022 existiam 249 milhões de casos de malária globalmente, 16 milhões mais que em 2019. A Região Africana da OMS continua a carregar o fardo mais importante de casos de malária no mundo. O Relatório Mundial de Malária 2023 lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) explora, pela primeira vez, os impactos das alterações climáticas na transmissão de malária. Uma vigilância robusta é necessária para assegurar que os programas de malária possam responder a esses desafios climáticos.
O Dia Mundial da Malária é uma ocasião para sublinhar a necessidade de um investimento contínuo e de um empenho político sustentado na prevenção e no controle da malária. Foi instituído pelos Estados Membros da OMS durante a Assembleia Mundial da Saúde de 2007. O tema do #WMD24 é “Equidade na saúde, gênero e direitos humanos”, que tem o objetivo de sensibilizar para a luta contra a malária e à prevenção da doença em pessoas em situação de maior risco, como as mulheres grávidas. A data busca também realçar os muitos desafios que as comunidades enfrentam em ambientes onde a malária é endêmica, tendo em vista a importância do acesso ao aos serviços de saúde e as ameaças emergentes colocadas pelas alterações climáticas.
“Sucessos no Controlo e em direção à Eliminação da Malária em Países Lusófonos”
Data: 26 de abril
Horário: 10h (horário de Brasília)
Local: webinar online via zoom