A  |  A+ |  A-
Pesquisadores da FSP-USP publicam Atlas Escorpiônico de São Paulo

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) publicam o livro Atlas Escorpiônico de São Paulo: Distribuição espacial e temporal, com mapas e gráficos que demonstram a situação da distribuição dos escorpiões e acidentes escorpiônicos entre 2013 e 2018 em São Paulo, disponível no Portal de Livros Abertos da USP. A obra dos autores Sérgio Ferraz e Francisco Chiaravalloti utiliza como referência dados de notificações de escorpiões coletados nos serviços prestados pela prefeitura de São Paulo à população e nos dados do Sinan.

O livro tem como objetivo dar suporte às atividades de vigilância e proteção em saúde da cidade, mostrando uma visão detalhada do escorpionismo para os diversos segmentos de saúde, ciência e órgãos de governo de todo o país. Ele também auxilia na criação de medidas para prevenir os acidentes escorpiônicos, como no fornecimento de material para o desenvolvimento de ciência e na determinação de medidas educativas à população.

A obra é derivada da monografia de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública de Sérgio Ferraz, tendo como autores o próprio mestrando e seu orientador Francisco Chiaravalloti, professor do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

O livro está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP

 

Atlas escorpiônico de São Paulo: distribuição espacial e temporal
Autores: Sergio Cominato Ferraz e Francisco Chiaravalloti Neto
Páginas: 216 páginas
Disponível no Portal de Livros Abertos da USP