Aluno da FSP-USP apresenta pesquisa sobre relações raciais no campo da saúde, em conferência inédita da Harvard University no Brasil

Pesquisa de Iniciação Científica realizada pelo estudante do curso de Bacharelado em Saúde Pública da FSP-USP José Farias dos Santos Junior será apresentada na Terceira Conferência Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos 2024 do ALARI/Harvard – Afro-Latin-American Research Institute at Harvard University, que acontecerá pela primeira vez no Brasil,  no campus Butantã da USP, entre os dias 10 e 12 de julho de 2024. Detalhes do local exato e horários serão publicados no site da conferência.

A apresentação de José Farias será no painel 150 – “Saúde Pública: a ausência dos direitos institucionais na vida das pessoas negras”-, com o trabalho intitulado “Relações Raciais, História e Saúde Pública: Uma Revisão Sistemática – resultados parciais”, no qual serão expostas as considerações analítico teóricas dos resultados da pesquisa, entre as quais encontram-se elementos como racismo, epistemicídio e colonialidade.

Sob orientação da Professora Maria Cristina da Costa Marques, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, a pesquisa atende ao edital do Programa Unificado de Bolsas da USP 2023/2024 e compõe as pesquisas do Centro de Memória da FSP-USP. Intitulada “Relações Raciais, História e Saúde Pública: Uma Revisão Sistemática”, a investigação busca compreender os meandros políticos e teóricos das produções acadêmicas sobre temática racial no campo da saúde, dentro do campo das Relações Raciais na Saúde cunhado por Mônica Gonçalves, doutora em Saúde Pública pela FSP-USP.

Local:
campus Butantã
Data:
de 10 a 12 de julho
Detalhes de local e horário serão publicado no site da conferência (clique aqui).