A  |  A+ |  A-
XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública discute a situação dos pombos urbanos no dia 27 de março
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública no dia 27 de março, a partir das 9h30.

O encontro trará como tema principal os aspectos biológicos e legais dos pombos urbanos. Os pombos são aves que encontraram nos ambientes urbanos condições extremamente favoráveis para o seu desenvolvimento e aumento populacional, e passaram a contribuir com a transmissão de diversas doenças.

Na primeira palestra, conduzida por Sérgio S. Bocalini, biólogo e consultor, será discutido questões relacionadas aos aspectos biológicos dessas espécies e sua relação com o ambiente em que se inserem. Estudar esses aspectos pode contribuir na adoção de métodos adequados para o seu controle.

Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, conduz a segunda apresentação do seminário. O palestrante irá trazer as questões legais relacionadas ao controle dos pombos urbanos.

O manejo do pombo comum (Columbia Livia) é complexo e de difícil execução e tem levado muitos municípios, como São Paulo, a instituir lei que prevê multa para quem alimenta e mantém abrigo para essas aves. Isto porque a espécie é fonte de ectoparasitas e infecções e necessita de intervenções para o seu controle populacional.

Assim como outros animais, o pombo encontra proteção na legislação ambiental brasileira. Por outro lado, há nas esferas federal, estadual e municipal legislação e instruções normativas que possibilitam realizar intervenções para o manejo necessário ao controle dessas aves.

A mediação do evento será feita por Gladyson e Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

 

XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 27 de março de 2024
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube