Poluição doméstica é tema do novo episódio do Podcast Saúde É Pública
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O novo episódio do podcast Saúde É Pública traz um tema um tanto inusitado: a poluição doméstica. Poucas pessoas sabem, mas as condições de cocção e a pouca ventilação da cozinha de casa podem levar a problemas de saúde. É o que mostra o professor Thiago Nogueira, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, entrevistado no programa.

O docente participou de uma pesquisa internacional que avaliou as condições do ar em lares de diferentes países. O estudo acabou virando uma cartilha, que é o tema da conversa do 55º episódio. Além da FSP-USP, participaram instituições como o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, com o Ministério da Saúde e com a Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Mais de dois bilhões de pessoas no mundo usam combustíveis sólidos como lenha para cozinhar alimentos. No Brasil, dados de 2020 mostram que 26% da população usava lenha para cozinhar.

O tema é relevante para a saúde pública, já que o uso daqueles combustíveis em larga escala podem gerar problemas de saúde no longo prazo. A poluição do ar em ambientes internos durante a preparação de alimentos resulta em mais de 3 milhões de mortes prematuras por ano. Além disso, atinge principalmente mulheres e crianças de faixas socioeconômicas mais baixas.

A cartilha completa está disponível em 17 línguas e pode ser baixada aqui . Além disso, acaba de ser lançada a versão em português do vídeo sobre a cartilha, que pode ser visto aqui.

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 55: Qualidade do ar