A  |  A+ |  A-
Participe do projeto “Memória e futuro do curso de Nutrição da FSP-USP”

No dia 24 de outubro é comemorado o 84º aniversário da fundação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.  Para celebrar a data, um grupo de trabalho está realizando uma pesquisa sobre a memória e as perspectivas futuras do curso. A pesquisa é voltada a graduandos(as), professores(as) e funcionários do curso de graduação em Nutrição da FSP-USP. Se você se encaixa nesse perfil, responda ao questionário neste link

Inicialmente, o então chamado “Curso de Nutricionistas” iniciou sua trajetória ofertando 20 vagas em período integral e tinha duração de um ano. No ano de 1967, incorpora novas áreas do conhecimento e passa a ser oferecido com uma duração de 3 anos, em período integral. Outras reformulações aconteceram em 1972, aumentando a duração para 4 anos, ainda em período integral. 

Em 1984, duplica o número de vagas e passa a ter 40 ingressantes por ano. De acordo com as avaliações realizadas em 1995, o Curso de Nutrição passou a ser em período parcial, com duração de 5 anos, ou 10 semestres.

Desde 2001 o Curso de Nutrição é oferecido em duas turmas (matutino e noturno), com 40 vagas cada, totalizando 80 ingressantes por ano.

Atualmente, as comissões de curso e de graduação vêm estruturando mudanças na grade curricular, a fim de adequar o curso às novas demandas globais de formação do profissional nutricionista.

Veja mais detalhes na linha do tempo do curso de Nutrição, elaborada por Tiago Nascimento Ferraz, graduando do 6º semestre.

 

Com informações da Profa. Ana Maria Cervato-Mancuso e Wolney Conde