Roda de conversa sobre territórios vulneráveis na pandemia da COVID-19 acontece no dia 23 de outubro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP-USP promovem a Roda de Conversa “A organização comunitária em territórios vulneráveis na pandemia”, no dia 23 de outubro, às 15h, na sala Cyro Ciari Jr (Térreo do prédio principal da FSP-USP). A participação requer inscrições por meio deste formulário.  Mais informações neste site.  Haverá transmissão online pelo canal do Circuito-Urbano-ONU-Habitat no Youtube.

Com a coordenação e a moderação do professor Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental, e Luciana Maciel Bizzoto, pós-doutoranda pela FSP-USP, o encontro conta também com a colaboração do “Circuito Urbano 2023” – ONU-Habitat por um futuro urbano melhor.

O evento propõe uma roda de conversa entre representantes de organizações comunitárias em territórios vulneráveis do município de São Paulo que participaram da pesquisa PANEX-YOUTH, desenvolvida pela Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com outras universidades internacionais. Ainda no âmbito desta pesquisa, a FSP-USP recebeu uma comitiva internacional integrada por pesquisadores desse trabalho.

A conversa se dará em torno da seguinte questão: qual foi o impacto da pandemia da COVID-19 para a alimentação, a educação e o lazer de crianças e jovens em suas comunidades, e como elas se organizaram no enfrentamento e adaptação diante de tais desafios? O encontro também contará com a participação de demais pesquisadoras da FSP-USP que realizam investigações sobre respostas comunitárias à COVID-19.

Os convidados já compartilharam suas experiências por meio de entrevistas para a pesquisa. Esta será uma oportunidade de promover um encontro presencial entre os diferentes atores e projetos, a fim de tecer trocas e potencializar a formação de redes de cooperação na periferia.

A roda de conversa será dividida em quatro blocos mediados por perguntas feitas pelos moderadores sobre os seguintes temas: participação de crianças e jovens na mobilização social em territórios periféricos; limites e possibilidades do trabalho comunitário; estratégias de cuidado e empoderamento comunitário; e o papel das políticas públicas em contextos de crise no enfrentamento às desigualdades.

As inscrições podem ser realizadas clicando neste formulário.

Painelistas:

– Fernanda Muller – Graduanda em Licenciatura em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC e pesquisadora do Observatório De Olho na Quebrada

– Maria Eduarda de Souza Neves Costa – Estudante, moradora de Paraisópolis e participante das atividades da ONG Pró-Saber- Ester Carro – Arquiteta, ativista urbana e presidente do Fazendinhando – Instituto de Transformação Territorial, Cultural e Socioambiental

– Flávia Rodrigues – Presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis e Coordenadora da Horta Comunitária de Paraisópolis AgroFavela

– Rafaela Nunes – Pedagoga e educadora social pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) do Centro de Excelência em Primeira Infância – CEPI (Vargem Grande, Parelheiros)

– Reginaldo Pereira Santos – Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Pantanal e Adjacências (Amojap) e conselheiro do Parque Jardim Helena

– Cristiane da Silva Cabral – Professora do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

– Pamella Liz Nunes Pereira – Pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

Data: 23 de outubro de 2023
Local: Sala Cyro Ciari Jr – térreo do prédio principal da FSP-USP.