A Faculdade de Saúde Pública da USP e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciaram, no dia 19 de agosto, a 4ª edição do Inquérito de Saúde, o ISA Capital 2023. A pesquisa visa conhecer o estado de saúde, hábitos de vida e usos de serviços de saúde pela população. A expectativa é entrevistar 5.000 pessoas de todas as regiões da cidade de São Paulo pelos próximos dez meses.
Até o momento, 219 pessoas foram entrevistadas em diversos bairros da capital: Alto de Pinheiros, Aricanduva, Bela Vista, Bom Retiro, Butantã, Cambuci, Campo Belo, Campo Grande, Capão Redondo, Casa Verde, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Grajaú, Ipiranga, Itaim Paulista, Jabaquara, Jaguaré, Jardim Helena, Jardim Paulista, José Bonifácio, Limão, Mandaqui, Parelheiros, Penha, Ponte Rasa, Rio Pequeno, Santa Cecília, Santo Amaro, São Lucas, Saúde e Tatuapé.
No total, foram sorteados 180 setores censitários, sendo 30 em cada uma das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da cidade, onde 830 pessoas deverão ser entrevistadas em cada uma delas. As residências são definidas por meio de amostragem estratificada em dois estágios: setores censitários e domicílios, sendo distribuídas pelas CRSs.
Os entrevistadores trabalham todos os dias da semana de forma a se adaptar à disponibilidade dos moradores. Eles retornam aos locais visitados no horário em que o cidadão indica como o melhor para que o questionário seja respondido, podendo ser inclusive à noite, ou aos finais de semana, por exemplo. Além disso, cada entrevistador recebe um lote de domicílios sorteados em cada setor censitário, não sendo necessário aplicar uma cota diária.
Os dados estão sendo coletados por meio de um questionário eletrônico, que foi instalado em tablets. O questionário está estruturado em 13 blocos, que abordam os seguintes temas: condições socioeconômicas do entrevistado, características da família e domicílio, morbidade referida e deficiências, acidentes e violências, utilização de serviços de saúde, exames preventivos, imunização, utilização de medicamentos, saúde mental, comportamentos relacionados à saúde e presença de animais no domicílio.
O tempo de entrevista pode variar de 40 minutos a uma hora e meia, pois alguns blocos são específicos para determinadas faixas etárias.
Mais informações aqui.
Acesse o site da pesquisa clicando aqui.
Entrevistadores do ISA Capital 2023 em campo. Foto: Divulgação.