FSP-USP lança edital do primeiro programa de Doutorado Profissional da USP, com temas de Ambiente, Saúde e Sustentabilidade

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo comunica a abertura de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado, ambos em modalidade profissional, no Processo Seletivo 2023/2024 do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. O edital contempla ampla concorrência e políticas de inclusão por meio de ações afirmativas para Mestrado e Doutorado Profissional. As inscrições podem ser feitas pela Internet, por meio do link do processo seletivo: https://www.fsp.usp.br/inscricoes/login, no período de 01 de setembro a 30 de outubro de 2023. Confira todas as informações e requisitos do edital aqui.

No que se refere ao Doutorado Profissional, trata-se do primeiro Programa profissionalizante da Universidade de São Paulo, uma conquista o Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS), que está completando 10 anos de sua existência. A trajetória iniciada em 2012 é marcada pela nota de Excelência (5), dentre programas que contam apenas com o Mestrado.

O Doutorado Profissional se diferencia do Mestrado Profissional primeiro pelo tempo de estudo, que é maior, buscando aprofundar mais a relação entre ambiente, saúde e sustentabilidade. Seu potencial agregador, capaz de promover diálogos entre atores sociais, bem como a liderança inovadora na relação da produção de ciência básica e aplicada é outro diferencial.

Outro ponto importante, segundo o coordenador do programa, professor Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental, é incluir a saúde como componente transformador e pré-requisito da sustentabilidade. “Um exemplo é a questão da mobilidade urbana, que precisa ser repensada não apenas do ponto de vista de infraestrutura mas também como relação da pessoa com a cidade e seu ambiente”, mostra Giatti.

A característica do programa é trazer abordagens interdisciplinares e a colaboração ampla de docentes de sete unidades da USP nas temáticas Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. O programa está inserido na área de Ciências Ambientais no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vem consolidando a vocação de contribuir objetivamente com a produção de ciência aplicada e desenvolvimento de produtos técnicos/tecnológicos voltados a problemas concretos e de interesse da sociedade, dos profissionais pós-graduandos e de instituições parceiras. O ProASaS já titulou 91 mestres desde sua criação e possui atualmente 22 estudantes matriculados.