O Agosto Dourado da Faculdade de Saúde Pública da USP está completando 9 anos! O evento, organizado por um coletivo de estudantes, docentes, profissionais da área, pesquisadores e voluntários, tem suas atividades coordenadas pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS).
Fique atento à programação. Durante todo o mês de agosto, as diversas atividades propostas do IX Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação trarão o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2023: “APOIE A AMAMENTAÇÃO: FAÇA A DIFERENÇA PARA MÃES E PAIS QUE TRABALHAM”.
As atividades contemplam temas de interesse do público em geral e também tópicos voltados a pesquisadores da área e acadêmicos. A programação oficial com todas as atividades será divulgada a partir do dia 17 de julho, mas você já pode conferir algumas ações do Coletivo Agosto Dourado que já estão em andamento (confira abaixo).
A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi instituída em 1992 e é comemorada em 120 países, incluindo o Brasil, na primeira semana de agosto. Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu por meio da lei nº 13.435 o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.
Fique atento às redes sociais da FSP e no Instagram do CRNutri (@crnutri) para acompanhar a programação das atividades.
Realização do IX Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação:
Coletivo Agosto Dourado FSP-USP 2023
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e Divisão de Produção Digital da FSP-USP (DVPDIGI-FSP)
Pesquisa Amamentação no Quadrilátero da Saúde/Direito USP
O Coletivo elaborou uma pesquisa para fazer um primeiro levantamento das condições proporcionadas às mulheres que amamentam no ambiente institucional do Quadrilátero da Saúde/Direito USP. Os dados serão divulgados em anonimato, ao longo do mês de agosto. Se você é uma dessas mulheres ou já amamentou e tem ou teve algum tipo de vínculo com o Quadrilátero, colabore preenchendo o seguinte formulário: https://forms.gle/6GG2WZc41CPhh2JR6
Sua participação é muito importante para construirmos ambientes cada vez mais promotores, protetores e apoiadores do aleitamento!
Oficina de Difusão Universitária “Proteção Legal da Amamentação – Como profissionais de saúde podem garantir o cumprimento da NBCAL?”
Inscrições abertas! Clique aqui para participar.
A oficina permanecerá com inscrições abertas até 31 de julho. Sua principal finalidade difundir o conhecimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) a graduandos e graduados das mais variadas áreas da Saúde.
A NBCAL, com base no Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, representa um conjunto de regulamentações voltadas à promoção comercial e à rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até 3 anos de idade. Com isso, espera-se que os estudantes e profissionais de saúde se tornem agentes atuantes na proteção da amamentação e na divulgação e fortalecimento do monitoramento da NBCAL.
Clique aqui para obter mais informações sobre o curso.