A  |  A+ |  A-
Pesquisadores da FSP-USP e WWF-Brasil publicam estudo sobre o impacto da agropecuária no Centro-Oeste brasileiro

“Pop ou papo? Um estudo sobre o impacto da agropecuária no Centro-Oeste brasileiro” é o título da Nota Técnica publicada por membros do Sustentarea e Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde (GEIAS), ambos da FSP-USP, em parceria com o WWF-Brasil.

A pesquisa buscou avaliar a associação entre a participação da agropecuária para a economia local e variáveis sociodemográficas, econômicas e ambientais dos municípios do Centro-Oeste brasileiro. O trabalho foi desenvolvido a partir de dados obtidos em bases de acesso público e adotou como principal critério de inclusão dos dados a possibilidade de obter a informação em nível municipal.

Entre outros elementos,  o estudo revela que o modelo atual da agropecuária, com bases fixadas em grandes propriedades, aumenta a concentração de terras no campo. Os modos de vida e de produção e a cultura de populações tradicionais, por sua vez, se veem ameaçados ao perderem seus ecossistemas naturais. 

Soma-se a isso um modelo produtivo mecanizado direcionado às monoculturas para exportação, que gera menos empregos e pode levar ao êxodo rural, aprofundando as desigualdades sociais quando famílias passam a viver nas periferias das cidades.

 

Confira o estudo na íntegra aqui.