Prof. José Maria Pacheco de Souza recebe homenagens em velório realizado na Faculdade de Saúde Pública

Mestre responsável pela formação de gerações de sanitaristas, o Professor José Maria Pacheco de Souza (19/10/1936 – 22/04/2023) reuniu em seu passamento amigos e familiares no velório realizado nas dependências da Faculdade de Saúde Pública da USP no dia 23 de abril. Sua grande atuação foi lembrada nas inúmeras mensagens recebidas pela Faculdade.

Entre outros cargos administrativos, Pacheco foi vice-Diretor da FSP-USP de 2002 a 2006 e vice-diretor da FUVEST de 1989 a 1993. Atuou como Professor Titular e Sênior do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP. Atuava nas áreas de bioestatística, métodos epidemiológicos e epidemiologia, tendo como principais áreas de interesse a análise de sobrevida, estudos longitudinais, análise de observações repetidas e alimentação infantil.

Graduou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1958), tornou-se Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1970) e Master of Science In Public Health pela University of North Carolina at Chapel Hill (1972). Teve seu doutoramento em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública em 1970.

A trajetória do Prof. José Maria confunde-se com a própria construção da ideia de saúde pública no Brasil. Na pesquisa, conduziu importantes estudos na área da epidemiologia, tendo sido, junto a outros colegas da Faculdade, um dos pioneiros a iniciar, na década de 1960, os estudos sobre poluição atmosférica. Em 1973, juntou-se ao grupo que conduzia estudos sobre a função ventilatória em escolares com diferentes níveis de poluição do ar, tema que hoje ocupa as mídias e as pesquisas em muitos laboratórios. Em 1967, participou ativamente da criação da Revista de Saúde Pública, com vistas à disseminação da produção científica da área.

O Prof. José Maria foi cuidadoso na consolidação da área de Bioestatística, sempre defendendo sua importância e, como tal, foi mestre de vários docentes da FSP. Liderança na área, se caracterizou pelo ensino de técnicas estatísticas inovadoras à época e incentivou que outros docentes da área seguissem essa meta: transmitir conhecimentos na área de Bioestatística, colaborando com o desenvolvimento de pesquisas e análise de dados na FSP. Para a Profa. Maria do Rosario Latorre, seu olhar, sonhador e meigo, acolhia a todos, sempre com as portas abertas, compartilhando alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, e oferecia sua amizade sincera a todos.

O Prof. José Maria sempre foi – e permanecerá – inspiração de vários colegas. Segundo a Profa. Tatiana Toporcov, das inúmeras qualidades do Professor José Maria, a que mais chamava a atenção era a forma afetiva com que ensinava e orientava tão bem as pessoas ao redor. “Ele conseguia ser exigente quanto à qualidade do ensino e da pesquisa, mas o fazia sempre de uma forma muito elegante e gentil, o que atraia companheiros de trabalho e de vida e motivava as pessoas ao trabalho e ao aprendizado. As pessoas demonstram que o admiram não apenas por sua generosidade e didática durante as aulas, mas, também, pela forma como o fazia. Ele sabia ensinar com doçura. Ele é admirado pelos companheiros da FSP pelo professor e, mais do que isso, pela pessoa que era. Fará muita falta!” afirma.

O Prof. Gizelton Pereira Alencar referiu que várias características eram marcantes: a disponibilidade em ajudar, sugerir, direcionar, conversando com todos os alunos e colegas, em todas as instâncias. O seu desejo constante em aprender coisas novas instigava a todos, sempre incentivando todo mundo a buscar mais: mais conhecimento acadêmico e fora dele, participação e posicionamento na faculdade, compreensão do olhar de outras pessoas, além de mais desenvolvimento pessoal. Ressalta, ainda que, pessoalmente, o prof José Maria esteve presente em todo o seu trajeto, com tantos conselhos e ideias: “foi mesmo um presente em minha vida”.

“Recebi com pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. José Maria Pacheco de Souza. Nós trabalhamos juntos no período de 2002 a 2006, quando fui Diretor da FSP. Partilhamos muitos anos do convívio na Congregação, no CTA, na Pós-Graduação, no Conselho Universitário e em outras Comissões e grupos de trabalho. Muita saudade deixará o insigne mestre  “Zé Maria”, por sua sapiência, lhaneza de trato e sua imensa capacidade de trabalho. Deixo meu abraço à Profa. Dra. Sônia sua digníssima esposa, aos filhos, amigos e colegas”, escreveu o Prof. Aristides Almeida Rocha, ex-diretor da FSP-USP.

O Prof. Jair Licio Ferreira Santos, que dirigiu a FSP-USP entre 1997 e 2001, foi colega de departamento e também prestou sua homenagem: “Um dos professores mais importantes e reconhecidos da nossa Faculdade. José Maria Pacheco de Souza ajudou, como poucos, a construir a história rica e brilhante da FSP-USP. Foi vice-diretor da Faculdade, professor em todos os níveis – de voluntário a titular – e levou nossa competência para além muros da escola, como por exemplo, na direção da FUVEST”, escreveu.

A Direção da Faculdade de Saúde Pública manifesta seu pesar e os sentimentos aos familiares do Prof. José Maria Pacheco de Souza.

Por ocasião da defesa de doutorado da pesquisadora Rosângela Aparecida Augusto, o Professor ganhou de ex-alunos e colegas esta emocionante homenagem pela sua vida acadêmica como docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Deixará saudade!