O podcast Comida que Sustenta lançou o seu segundo episódio principal na terça-feira, dia 04 de abril, resgatando os sistemas alimentares tradicionais brasileiros em uma rica discussão. Para a conversa, o episódio conta com a participação da nutricionista, doutoranda e mentora do Sustentarea, Jennifer Tanaka e com a Cristina Potiguara, mestra em Antropologia Social e membra da Organização da Juventude Indígena Potiguara da Paraíba e da Articulação das Mulheres Indígenas na Paraíba.
As pesquisadoras discorrem sobre a importância dos saberes tradicionais e dos movimentos sociais na luta por uma alimentação mais sustentável no país. E pensam sobre como lidar com a utilização de agrotóxicos em grande escala e com o surgimento e abundância de produção e consumo de ultraprocessados, responsáveis pelo adoecimento de pessoas no mundo inteiro.
Antes da colonização do Brasil e das atuais práticas da monocultura, responsáveis pelos impactos na diversidade e nas interações ecológicas, os povos que habitavam o território brasileiro tinham seus próprios sistemas alimentares: sua forma de se relacionar com os alimentos, desde as sementes, passando pelo cultivo, colheita, distribuição, preparo, formas de ingerir e desfrutar dos alimentos. O programa se baseia nesses sistemas tradicionais para discutir e repensar a alimentação no presente.
Esse e os demais episódios você confere por meio do próprio site do Sustentarea, ou acessando diferentes agregadores de podcasts, como o Spotify, o Google Podcasts, e o Orelo – plataforma que remunera os criadores de podcast. Aproveite para seguir o Sustentarea nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no projeto.
Além do bate-papo, o programa traz dicas de leitura sobre o assunto e uma receita que tem a mandioca como protagonista.