Pesquisa da FSP-USP sobre nutrição e desenvolvimento infantil na Amazônia consegue financiamento em chamada do Programa Nova Geração da FAPESP

A pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) Bárbara Hatzlhoffer Lourenço conseguiu aprovação de financiamento na chamada Programa Nova Geração da FAPESP com projeto sobre nutrição e desenvolvimento infantil na Amazônia de vigência entre 01/03/2023 a 28/02/2028. Intitulada “Trajetórias de nutrição, desenvolvimento infantil e inserção escolar no contexto da Amazônia Brasileira: oportunidades e desafios para o alcance do potencial humano”, a pesquisa tem como objetivo caracterizar perfis de trajetórias de nutrição, desenvolvimento neuropsicomotor e inserção escolar durante a infância, e investigar sua associação com desfechos metabólicos, traços de comportamento e sociabilidade, e indicadores educacionais no início da adolescência.

Para conseguir mapear e caracterizar os perfis, o estudo de Bárbara agregará os dados epidemiológicos produzidos no Estudo MINA-Brasil, a primeira coorte de nascimentos da região da Amazônia Brasileira, aos dados longitudinais do Censo Escolar do Inep. Este leque de informações será articulado a uma nova etapa de trabalho de campo em ambiente escolar em Cruzeiro do Sul (AC). O projeto espera contribuir para a promoção de aspectos fundantes da saúde e do bem-estar humano, com compreensão mais integrada do balanço de oportunidades e adversidades no curso da vida.

A proposta de financiamento de pesquisa da FAPESP foi desenhada para apoiar projetos baseados em ideias audaciosas sob responsabilidade de pesquisadores recém-contratados com excelente potencial. As propostas selecionadas terão acesso a um instrumento de financiamento de médio prazo da FAPESP e integram iniciativas de ensino e de orientação de estudantes de pós-graduação e de graduação às atividades de pesquisa, incluindo disciplinas relacionadas e concessão de bolsas como item orçamentário.