A Clarivate Highly Cited Researchers™ 2022, uma lista que apresenta os pesquisadores mais citados do mundo no ano, traz no ranking de 2022 sete pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), ligado à FSP-USP. Aparecem na lista os professores Carlos Monteiro e Maria Laura Louzada, do Departamento de Nutrição, além de Renata Levy, Geoffrey Cannon, Jean-Claude Moubarac, Rafael Claro e Eurídice Steele, pesquisadores do Nupens ligados a diversas instituições.
Para organizar a lista, a Clarivate possui uma metodologia de análises quantitativas e qualitativas para identificar, no mundo inteiro, cientistas que foram influentes em seus respectivos campos de pesquisa. O processo começa com um ranking preliminar, destacando aqueles que pertencem ao 1% de pesquisadores mais citados por campo e por ano de publicação, levando em conta dados da última década. Um diferencial para a pesquisa desse ano foi a parceria com o Retraction Watch, um site que monitora retratações em artigos científicos.
O Nupens repete o feito do ano passado, quando teve cinco de seus membros citados na mesma lista. Voltados a pesquisas na área da epidemiologia nutricional, os cientistas ganharam relevância internacional por feitos como a criação da classificação Nova de alimentos, além de análises constantes sobre a alimentação e a saúde de diversas populações.
O Nupens também teve reconhecimento no ranking recente da Elsevier de cientistas mais influentes do mundo.
Consulte também a matéria do Nupens sobre a recente classificação da Clarivate.