A  |  A+ |  A-
Doutorando da FSP-USP mostra, com outros autores, os benefícios da dieta planetária para a saúde cardiovascular

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP Leandro Cacau, em parceria com outros pesquisadores de diversas instituições, realizou um estudo que comprova que seguir uma dieta saudável e sustentável, conforme recomendado pelo EAT-Lancet Comission, traz benefícios para a saúde, especialmente quanto ao combate de doenças cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose. O estudo foi publicado na revista científica European Journal of Nutrition.

Tendo como base o Índice de Dieta da Saúde Planetária (do inglês, PHDI), os pesquisadores avaliaram a relação entre a adesão às recomendações do EAT-Lancet com o perfil cardiovascular, ou seja, pressão arterial, valores de colesterol, resistência à insulina e a saúde cardiovascular. A métrica avalia 7 fatores de risco: hábito de fumar, prática de atividade física, um padrão de alimentação saudável, índice de massa corporal, pressão arterial, glicose de jejum e colesterol total.

Os pesquisadores utilizaram os dados de mais de 14 mil brasileiros, participantes do ELSA-Brasil, estudo de coorte realizado em seis cidades do Brasil. Como resultado, foi verificado que os participantes que aderiam mais às recomendações do EAT-Lancet possuíam menores valores de pressão arterial, de colesterol total, LDL-colesterol e colesterol não-HDL. Além disso, também observaram que aqueles que melhor seguiram a dieta do EAT-Lancet possuíam, em geral, 8% mais saúde cardiovascular e cerca de 65% maior probabilidade de ter uma saúde cardiovascular ideal. Agora, como próximo passo, o pesquisador pretende avaliar a relação do índice com aterosclerose subclínica.

Conheça os detalhes do estudo no resumo em português.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://link.springer.com/article/10.1007/s00394-022-03032-5