A  |  A+ |  A-
“Percevejo de cama” é o foco do XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública do mês de outubro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 26 de outubro, o XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública terá como foco de discussão os insetos cimecídeos, popularmente conhecidos como percevejos de cama. O webinar é transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade de Saúde Pública do Youtube, das 9h30 às 11h30.

Para iniciar, o pesquisador e diretor técnico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Vegetal do Instituto Biológico de São Paulo, João Justi Junior, fará uma apresentação sobre as principais espécies de cimicídeos de importância em Saúde Pública. O especialista ira mostrar as principais características morfológicas que permitem a identificação das espécies de percevejos de cama mais encontradas em São Paulo e no Brasil. Além disso, serão abordados aspectos como comportamento, dispersão, ressurgência, distribuição, formas de prevenção, identificação de infestação e manejo da espécie no ambiente urbano.

Em seguida, a bióloga e coordenadora do Laboratório de Identificação e Pesquisa em Fauna Sinantrópica, Júlia Vono Avarez Figueiredo, vai tratar da vigilância e controle do inseto. Os cimecídeos residem próximos ao hospedeiro e geram grandes infestações de difícil controle. Para implantação de uma vigilância entomológica destes insetos e eliminação das infestações, se faz necessário o conhecimento da sua biologia e a padronização das ações de monitoramento e controle.

Os biólogo Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP e Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, serão os responsáveis pela moderação do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 26 de outubro de 2022
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube