A  |  A+ |  A-
FSP-USP integra Mostra EcoFalante com exibições de filmes e debates. Próximas sessões: dias 06 e 07 de outubro!

A Faculdade de Saúde Pública integra programação itinerante da 5ª Mostra EcoFalante USP e a Agenda 2030, dentro do Programa EcoFalante Universidades, com exibições gratuitas de filmes, seguidas de debates sobre temáticas ligadas à Agenda 2030.

A primeira sessão acontece no dia 04 de outubro, às 12h30, no Anfiteatro Paula Souza, com o filme “Descarte” (Brasil, 2021), do diretor Leonardo Brant. Participam a Profa. Wanda Günther, do Departamento de Saúde Ambiental, e Miriam Lopes da Silva, especialista de laboratório e integrante do Programa USP Recicla na FSP-USP, do qual a Profa. Wanda é coordenadora.

O Prof. Thiago Nogueira, também do Depto de Saúde Ambiental da FSP-USP, será o mediador dos debates nos três dias de exibições.

A sessão do dia 06 de outubro, às 16h, na Sala Cyro Ciari Jr., traz o premiado documentário “Obrigado, Chuva” (Noruega/Reino Unido, 2017), da diretora Julia Dahr. Participam a Profa. Helena Ribeiro, vice-coordenadora do Programa de Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP, e Anne Dorothee Slovic, Profa. da FSP-USP e pesquisadora do projeto SALURBAL.

No dia 07 de outubro, às 12h, no Anfiteatro Paula Souza, será a vez do documentário Água Mole Pedra Dura, sobre a história da crise hídrica da Cidade de São Paulo. Participam o Prof. Wanderley Paganini e a Profa. Adelaide Nardocci, ambos do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP. 

 

SINOPSES:

  • Descarte (Brasil, 2021, 52’)
    Direção: Leonardo Brant
    Descarte é um documentário sobre o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade. Histórias inspiradoras e educativas sobre como podemos dar novos destinos a tudo o que consumimos.

 

  • Obrigado, Chuva – Thank You for The Rain (Noruega/Reino Unido, 2017, 87’)
    Direção: Julia Dahr
    Durante cinco anos, Kisilu, um pequeno agricultor queniano, usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. Após ter a sua casa destruída por uma tempestade, ele decide formar um movimento para lutar contra os impactos dos novos fenômenos climáticos.
    Principais Festivais e Prêmios:
    IDFA – Festival Internacional de Documentário de Amsterdã – Holanda
    CinemAmbiente – Itália
    CPH:DOX – Dinamarca
    Hot Docs – Canadá
    Festival do Rio – Brasil

 

  • Água Mole, Pedro Dura – Soft Water Hard Stone (Brasil, 2017, 68’)
    Direção: James Robert Lloyd & Flavia Angelico
    O filme, um apelo global a uma mudança de paradigma, testemunha a maior crise hídrica da história de São Paulo enquanto faz uma investigação profunda sobre a gestão de recursos hídricos na cidade e discute os fatos com especialistas, moradores, vítimas e ativistas.

 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ECOFALANTE UNIVERSIDADES:
https://ecofalante.org.br/evento/11-mostraeco/programa/2022-programa-ecofalante-universidades

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 11ª MOSTRA ECOFALANTE:
https://ecofalante.org.br/programacao